No caso do CO2, representado abaixo, temos o carbono (C.) ... Como tanto o oxigênio, quanto o carbono, ambos ametais, querem receber elétrons, eles compartilham elétrons em ligações covalentes. Desta forma, o carbono compartilha 2 elétrons com um oxigênio, e outros 2 elétrons com o outro oxigênio.
A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes (figura 1). O ângulo de ligação é de 104,45º em função da estrutura tetraédrica dos orbitais sp3 do oxigênio (figura 2).
ligação de hidrogênio
Um elemento faz a quantidade de ligações necessidades para se estabilizar, e isso ocorre quando ele tem 8 elétrons na sua ultima camada de valência, por exemplo, o carbono só possui 4 elétrons na sua ultima camada de valência, logo, ele precisa realizar 4 ligações.
O carbono é um elemento que tem dois alótropos naturais (grafite e diamante), mas que se liga com outros elementos, formando milhões de compostos orgânicos. O carbono é um elemento químico de número atômico (Z) igual a 6, o que significa que os átomos que o formam possuem seis prótons em seu núcleo.
O carbono primário é aquele que estabelece ligação somente com um carbono.