INTERAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS LOCOMOTOR E NERVOSO A movimentação dos ossos se dá pelas contrações dos músculos, que ocorrem sob o comando do sistema nervoso. Como os músculos se prendem aos ossos pelos ligamentos, cada contração muscular deslocará o osso em uma determinada direção.
A nossa coluna vertebral é uma das partes mais importantes do nosso corpo e possui 33 vértebras. É a coluna que dá estrutura e sustentação ao nosso corpo, além de proteger a medula espinhal, que é um feixe de nervos que conecta o cérebro com o resto do seu corpo, ajudando você a controlar os movimentos.
Todo o tronco, pode ser dobrado para a frente, para trás, para os lados e ser torcido acima do quadril. O movimento pode acontecer por que temos muitos músculos, e articulações nessa parte do corpo. Além disso temos o pescoço, os braços e as pernas, o joelho, os pés e as mãos, os dedos.
Resposta. A espinha, e todo o tronco, pode dobrar-se para a frente, para trás, para os lados e ainda torcer-se a partir dos quadris. Este movimento é possível devido a um grande número de músculos, alguns dos quais correm por toda a extensão das costas.
Flexão, ou “dobrar”, envolve reduzir o ângulo entre as duas entidades que participam do movimento (ossos ou partes do corpo). Em contraste, extensão, ou “esticar”, envolve aumentar o respectivo ângulo.
Verificado por especialistas. O que ajuda nos nossos movimentos e faz com que o nosso corpo estique e encolhe ---> SÃO Os músculos os responsáveis pelos nossos movimentos. São os músculos chamados "esqueléticos", "estriados" ou "voluntários", os "lisos" ou "involuntários".