Verificado por especialistas a) Em seu experimento, Rutherford usou patículas alfa oriundas de uma amostra de polônio, de carga elétrica positiva, para bombear uma fina lâmina de ouro. A maioria dessas partículas atravessaram a lâmina sem sofrer desvio de direção.
Para verificar se os átomos eram maciços, Rutherford bombardeou uma fina lâmina de ouro com pequenas partículas de carga positivas, denominada partículas alfa, emitidas por um material radioativo proveniente do polônio. ... Devido a isso, Rutherford é considerado o pai da física nuclear.
4) Quando um átomo emite uma partícula alfa e, em seguida, duas partículas beta, os átomos inicial e final: a) têm o mesmo número de massa. b) são isótopos radioativos. ... 1 As partículas alfa são constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons.
Resposta. Resposta: Esperavam que as partículas alfa fossem, em sua grande maioria, refletidas. Pois espera se que elas se chocassem com o núcleo atômico.
c)Esses desvios são ocasionados devido ao fato de partículas α estarem se chocando com o núcleo atômico (que é muito pequeno) e também apresenta carga positiva (cargas iguais se repelem, levando a grandes desvios). Como o átomo é na verdade um "grande vazio", então a probabilidade de choque é pequena.
Em 1911, Rutherford realizou um experimento que provou que o modelo até então adotado (Thomson) não era suficiente para explicar a natureza elétrica da matéria. ... Rutherford concluiu que o núcleo do átomo era bem pequeno, ou seja, havia uma área vazia pela qual as partículas alfa passaram sem sofrer desvios.
(F) As partículas alfa sofrem desvio em sua trajetória ao passar próximo ao núclo, porque as partículas alfa são positivas, assim como o núcleo do átomo também é positivo, e cargas de mesmo sinal se repelem.
Durante a realização do mesmo experimento, foi possível que Rutherford descobrisse a existência de um segundo tipo de emissão. Diferentemente das partículas alfa, essa segunda partícula possuía carga negativa e, por este motivo, era atraída pelo polo positivo. A esta emissão foi dado o nome de partícula beta (β-).
Os postulados de Bohr são os seguintes: Os elétrons percorrem órbitas circulares ao redor do núcleo, denominadas órbitas estacionárias. Cada órbita circular apresenta uma energia constante. Logo, os elétrons não absorvem nem emitem energia ao descreverem uma órbita estacionária.
Ele acreditava na existência de princípios físicos que descrevessem os elétrons existentes nos átomos. Esses princípios ainda eram desconhecidos e graças a esse físico passaram a ser usados.
O modelo atômico de Rutherford-Bohr diz que os elétrons giram em órbitas circulares que apresentam energia constante, que são os valores que o elétron pode assumir. Niels Bohr relacionou os espectros de linhas dos elementos, principalmente o do hidrogênio, com a constituição do átomo. ...
DEVE-SE A BOHR A IDEIA DE: A, NIVEIS DE ENERGIA.
a atomística é importante pelo, simples fato de que os átomos necessitam ser estudados por apresentarem (elementos diferentes), como a quantidade de prótons ou átomos que possuem mesmo número de nêutrons e diferente números atômicos e de massa.
Resposta. Explicação: porque a palavra átomo significa indivisível, mas agora ela pode ser divisível.
Energia quantizada é a energia radiante em forma de partícula emitida sob certas circunstâncias pelos átomos e que pode ser detectada pela nossa retina.
Em processamento de sinais digitais, quantização é o processo de atribuição de valores discretos para um sinal cuja amplitude varia entre infinitos valores. ... As grandezas físicas são ditas quantizadas quando entre um valor que ela pode assumir e outro, existem valores proibidos.
Esse modelo explica que os elétrons absorvem energia e depois liberam como luz. Essa energia existente nos elétrons encontra-se disponível para esse processo, então Bohr denominou de energia quantizada. Algum tempo depois outras pesquisas concluíram que a energia quantizada dos elétrons forma os níveis de energia.
Amostragem, que consiste em retirar amostras do sinal original conforme uma freqüência pré-determinada; Quantização, que consiste em refinar o sinal amostrado; Codificação, que transforma o sinal quantizado em um sinal binário.