O autor Miguel de Cervantes Saavedra é considerado uma dos maiores autores da literatura universal. Sua importância é devido a seu romance Don Quixote de la Mancha, publicado em 1605, que se converteu no paradigma do romance moderno. O livro é um retrato irônico e melancólico da Espanha imperial e guerreira.
68 anos (1547–1616)
Rodrigo de Cervantes
Quixote, encarado por todos como um louco, pode ser apenas visto como um homem disposto a tudo para correr atrás dos seus sonhos. Apesar da impossibilidade de ser um verdadeiro cavaleiro andante, o protagonista da obra vive sua utopia, através da fantasia e das aventuras que cria para si mesmo.
Dom Quixote encabeça uma longa linha de obras em que a ficção é, em si própria, a principal substância. Dom Quixote enlouqueceu devido à leitura excessiva de livros de cavalaria e imaginando-se um cavaleiro andante, começa por arranjar uma armadura e uma lança e, por fim, arma-se cavaleiro.
Dom Quixote ficou louco em decorrência da exacerbada leitura de obras de cavalarias andantes. O personagem é fruto da obra escrita pelo espanhol Miguel de Cervantes, e diante do conto, deseja imitar o que visualizou nas obras que leu, imitando assim os seus heróis preferidos.
Como obra renascentista, o Dom Quixote faz da loucura um dos seus temas principais. Na metade do século XVI no ocidente, desaparece o caráter sagrado da catástrofe. ... Cervantes diz que o Quixote perdeu completamente o juízo. Mas, se Alonso Quijano tivesse perdido completamente o juízo não haveria o Dom Quixote.
O livro representa a luta de um homem em viver como sempre sonhou, embora isso tenha lhe custado a injusta fama de "insano". O enredo é conhecido: o protagonista da obra é Dom Quixote. Um pequeno fidalgo cujo passatempo favorito era a leitura de livros de cavalaria.
Resposta. 1- O fato do esforço dele, mesmo sendo por conta da loucura, por mostrar que ele queria salvar a pátria não importasse as surras, pauladas, pedradas que ele levasse, ele seria um cavaleiro honroso e heróico. 2-“A liberdade, Sancho, é um dos mais preciosos dons que os homens receberam dos céus.
Quixote de la Mancha", de Cervantes, de fazer cada um dos personagens do livro ser retratado por um escritor brasileiro me pareceu muito boa e engenhosa; até ficar eu sabendo que deveria escrever sobre Rocinante, o cavalo de Dom Quixote.
Antonia