As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão. ... Isso nada mais é do que buscar o sentido da prática docente”.
As Tendências Pedagógicas Liberais tiveram seu início no século XIX, tendo recebido as influências do ideário da Revolução Francesa (1789), de "igualdade, liberdade, fraternidade", que foi, também, determinante do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista, onde estabeleceu uma forma de organização social ...
Acerca das Tendências Pedagógicas da prática escolar, sistematizadas por José Carlos Libâneo em seu livro Democratização da Escola Pública, é correto afirmar. O Termo “Liberal”, o qual designa as tendências conservadoras da sociedade, busca analisar criticamente as finalidades sociopolíticas da educação.
A escola visa a transformação dos alunos havendo modificações nos níveis de aprendizagem. A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. ... O objetivo dessa pedagogia é moldar a personalidade dos alunos, sendo uma pedagogia anti-autoritária.
Qual a relação entre tendências pedagógicas e construção do PPP? ... Logo, se o Projeto Político Pedagógico da instituição escolar é o que direciona a aprendizagem, no mesmo constará a tendência pedagógica instituída que norteará o trabalho educativo juntamente com suas principais ideias.
A gestão participativa tem como objetivo principal assegurar a gestão democrática, promovendo a participação de todos os membros da instituição na tomada de decisões. Sendo assim, o projeto político-pedagógico pode assegurar a gestão democrática, pois se sabe que ele é um documento elaborado coletivamente.
O pedagogo enquanto responsável pela coordenação da elaboração e avaliação coletiva do Projeto Político Pedagógico da escola pública é o responsável por articular e mediar todas as discussões de todos os segmentos da Comunidade Escolar no sentido de repensar as dificuldades e possibilidades da escola, as formas de ...
Também conhecido como projeto pedagógico, o PPP é uma espécie de mapa que serve para guiar a instituição a crescer e melhorar sua qualidade de ensino. Assim, o Projeto Político Pedagógico deve levar em consideração o contexto em que a escola está inserida e fatores específicos da comunidade escolar.
O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento de construção coletiva da identidade da escola pública. ... Ele exige e articula a participação de todos os sujeitos do processo educativo para a elaboração de uma visão global da realidade escolar e dos compromissos coletivos.
Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático-participativa na Escola? ... O PPP deve dialogar com os acontecimentos diários da escola e suas informações e propostas devem ajudar os professores e gestores a melhorarem a qualidade do ensino na instituição.
Uma comunidade escolar ativa permite um maior planejamento das atividades, de acordo com o perfil dos alunos, fazendo com que o aprendizado seja satisfatório e traga resultados.
A comunidade ajuda um ao outro. Quando você tira forças da comunidade você se sente bem. Quando você motiva e dá coragem aos outros, você se sente ainda melhor. Treinar com outras pessoas, seja online ou pessoalmente, vai melhorar sua vida.
A sociedade espera que a escola possa além de ser uma geradora de conhecimento, uma transmissora de valores para os alunos. Existe uma alta relevância para o Ensino e Aprendizagem da Teoria do Crescimento Natural, pois as pessoas se desenvolvem de acordo com suas experiências vividas.
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.
Ensino fundamental Seu objetivo é propiciar ao estudante o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, além de auxiliar na compreensão do ambiente social, político, das artes e dos valores básicos da sociedade.
Como a educação muda o mundo. A educação é uma arma poderosa. Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. ... É através desse compartilhamento que a educação atua diretamente no desenvolvimento econômico, social e cultural.
O relatório para a Unesco feito pela Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI apresenta quatro pilares sobre os quais a educação deve se firmar:
Familiaridade – Além da cultura de paz e convivência fraterna, para que os objetivos educacionais sejam realmente alcançados é fundamental que o estudante sinta-se confortável e acolhido no ambiente escolar. Integração – Uma educação completa só é viável com a participação efetiva da família.
Receber guia!
Escola limpa, bem conservada e equipada, com espaços adequados, equipe comprometida e comunidade atuante em seu cotidiano. Todos esses fatores são parte do que se entende por uma boa escola.