É uma atividade anormal do sono. Ele faz parte de uma categoria de manifestações noturnas conhecida por parassonia, onde também se enquadram falar e andar dormindo. O terror noturno é bastante frequente em crianças, principalmente entre os 2 e os 5 anos de idade.
Durante o terror noturno, que dura em média 15 minutos, a criança pode manifestar sinais de pânico intenso, conversar, gritar, chorar, se debater, ficar de olhos abertos ou se sentar na cama.
O que fazer para aliviar Por isso, o mais importante é manter o ambiente seguro e esperar que a criança se acalme e volte a adormecer. Depois do terror noturno terminar, os pais podem acordar a criança, levando-a até ao banheiro para fazer xixi, evitando falar do que aconteceu porque a criança não se lembra de nada.
O terror noturno ou pânico noturno (pavor nocturnus) é um distúrbio do sono, caracterizado por gritos durante o sono acompanhado do semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrorífico durante o sono.
Parassonias são comportamentos episódicos, não desejáveis ou desagradáveis que ocorrem no início do sono, durante o sono ou no despertar.
Parassonias são transtornos comportamentais que ocorrem durante o início do sono, durante o sono ou o despertar. O diagnóstico é clínico. O tratamento pode incluir fármacos e psicoterapia. Em vários desses transtornos, a história e o exame físico podem confirmar o diagnóstico.
O despertar confusional se caracteriza por episódios em que o indivíduo fica restrito ao leito, chega a sentar-se e observar o ambiente de maneira confusa, sua prevalência chega a 17,3% em crianças de 3 a 13 anos, diminuindo sua incidência após os 5 anos de idade.
O transtorno comportamental do sono REM é um distúrbio do sono no qual o paciente reage fisicamente aos sonhos vívidos, muitas vezes de maneira desagradável, com movimentos súbitos e violentos de braços e pernas durante o sono REM, além de sons vocais.
Os distúrbios de conduta englobam uma série de ações comportamentais persistentes que desobedecem os direitos dos outros e infringem regras e normas sociais. Semelhantemente aos outros transtornos, o diagnóstico também é baseado no histórico. Em escolares, a prevalência desse distúrbio de conduta é bastante alta.
As 4 fases do sono
No entanto, para que se consiga atingir o sono REM são necessárias algumas medidas antes de dormir, como evitar uso de celular, ingestão de bebidas e alimentos ricos em cafeína e álcool e é preciso manter um ambiente escuro para ativar a melatonina, que é o hormônio produzido pelo corpo com função de regular o sono.
Como o nome sugere, a sigla se traduz em Rapid Eye Movements – do inglês 'movimentos rápidos dos olhos', o sono R.E.M. é o estado em que nossos olhos ficam se movendo de um lado para o outro enquanto permanecem fechados, um fenômeno que, aliás, pode ser monitorado e medido por um exame chamado eletro-oculografia.
Como melhorar a qualidade do sono
Ou seja, a regra das 08 horas de sono nem sempre precisa ser seguida à risca. Porém, o que precisa realmente ser seguido é a qualidade deste sono. Seja de 07 ou de 11 horas, é necessário que ele passe por todas as etapas, principalmente a de sono profundo (REM).
Um adulto precisa dormir entre 7 e 9 horas, embora dependa de cada pessoa: "Se alguém dorme seis horas, mas, no dia seguinte, não sente sonolência, não há problema.
Em palavras simples, você pode achar que está produzindo mais, mas pode estar produzindo mal sem nem mesmo perceber. Além da diminuição da sua produtividade, dormir 5 horas por dia faz mal também ao seu coração.
Os cinco estágios do sono formam o ciclo, durando cerca de 90 minutos cada um. Desta forma, um ciclo do sono é repetido de quatro a cinco vezes por noite. Basicamente podemos dividir o sono em duas fases: REM (Movimento Rápido dos Olhos) e NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos).
5 estágios do sono
A fase do sono REM é quando acontece o descanso profundo e é essencial para a recuperação da energia física para acordar disposto.
Na fase 1 é possível acordar com qualquer som.
Quando a pessoa tem o sono leve demais durante toda a noite, isso significa que ela não está conseguindo passar da segunda fase. A consequência é que o descanso ficará incompleto, pois é nas fases NREM 3 e REM que há um melhor relaxamento do corpo e quando a mente se permite um maior descanso.
O sono normal é um processo ativo, no qual se observa um padrão cíclico de atividade cerebral que se repete a cada 90 a 120 minutos e envolve duas grandes fases que se alternam durante a noite: Rapid Eye Movement (REM) e não-REM. Após 8 horas de sono, por exemplo, um indivíduo experimenta cerca de 5 a 6 ciclos de sono.
O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.
O tempo total de sono em REM ronda os 90 a 120 minutos por noite para adultos.
Esse estágio tem a duração de cerca de quinze a vinte minutos, inicialmente, seguidos por quarenta minutos de sono profundo. É muito difícil acordar alguém nessa fase de sono. Depois, a pessoa retorna ao início do terceiro estágio (por cinco minutos) e ao segundo estágio (por mais quinze minutos).
Confira 5 dicas de como ter um sono pesado