Um teste da saliva recolhido tarde na noite pode ser indicativo da circunstância se há uns níveis elevados de presente do cortisol. Um outro teste é o teste da meia-noite do cortisol do plasma. o teste da supressão do dexamethasone da Baixo-dose é um outro teste tradicional para diagnosticar a síndrome de Cushing.
Os três exames mais utilizados por médicos para realizar o diagnóstico são:
Níveis de ACTH acima do normal podem indicar: Doença de Addison. Hiperplasia adrenal congênita. Uma ou mais das glândulas endócrinas são hiperativas ou há formação de um tumor (neoplasia endócrina múltipla tipo I)
O exame mede a quantidade de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) no sangue. Ele é produzido na hipófise e estimula a fabricação de cortisol nas glândulas suprarrenais.
– O hormônio adrenocorticotrófico, ou corticotrofina (ACTH), um peptídeo de 39 aminoácidos produzido pela hipófise anterior, é o principal responsável pelo controle da produção de esteróides pelo córtex adrenal.
O exame de cortisol pode ser feito através de um exame de sangue, de urina ou de saliva, nos quais são medidos os níveis de cortisol encontrados. Em geral, os níveis de cortisol são mais altos durante a manhã e caem no fim do dia e durante o sono.
Nos períodos de maior estresse o corpo precisa de mais vitaminas do Complexo B, magnésio, cálcio e zinco.
A alfazema e o sândalo são plantas medicinais que possuem propriedades calmantes e relaxantes, sendo eficazes não só contra o estresse mas contra todo tipo de tensão nervosa como ansiedade e fobias.