Tensioativos ou tensoativos são substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos. ... Quando utilizados na tecnologia doméstica são geralmente chamados de emulsionantes ou emulgentes, ou seja, substâncias que permitem conseguir ou manter a emulsão.
TENSOATIVOS ANIÔNICOS USADO NA LIMPEZA EM GERAL. ... Capazes de alterar as propriedades superficiais de um líquido, os agentes tensoativos são compostos por uma parte hidrofílica (polar) e por outra hidrofóbica (apolar).
Os tensoativos aniônicos apresentam em suas moléculas uma região polar de carga negativa. Representam o subsegmento de tensoativos mais utilizado no Brasil devido ao custo relativamente mais baixo. Possuem boas propriedades de limpeza, alto poder espumante, alta detergência e alta umectância.
Surfactantes aniônicos são moléculas que possuem cabeça polar do tipo aniônica, ou de carga negativa, e como principal representante desta classe encontra-se o dodecilsulfato de sódio (SDS).
De uso amplamente difundido nas formulações cosméticas, os surfactantes – também chamados tensoativos – são substâncias que, pela sua estrutura e propriedades, modificam a tensão superficial dos líquidos em que se encontram, interferindo na orientação da molécula de superfície e na interface dos sistemas de fases, ...
O surfactante é produzido por células dos alvéolos pulmonares e reduz a tensão superficial. Ele é produzido à medida que os pulmões do feto amadurecem, freqüentemente em torno da 34a semana e quase sempre em torno da 37a semana de gestação.
As principais classes incluem glicolipídios, lipopeptídios e lipoproteínas, fosfolipídios e ácidos graxos, surfactantes poliméricos e surfactantes particulados5.
Shampoo corporal Os tensoativos utilizados nesses produtos são os aniônicos, os anfotéricos e os não iônicos. Entre os tensoativos aniônicos indicados para ser usados nos produtos infantis, destaca-se o lauril sulfusuccinato de sódio (alquil sulfusuccinato), que possui excelente poder umectante.
POTASSA E SODA CÁUSTICA: a potassa e a soda desempenham papel de primeira ordem na fabricação de sabões. O que no comércio se conhece com o nome de soda, é o carbonato de sódio. A soda e a potassa que se encontram no comércio são o carbonato de sódio e o carbonato de potássio.
Consiste na saponificação do sebo ( a 60ºC ) por soda cáustica líquida até a neutralização ( pH 6,5 – 7,5 ). Coloca-se o cloreto de sódio em solução para flocular o sabão. A pasta é colocada então em um agitador tipo amassadeira de pão ( batedeira de padaria ) e agita-se até o endurecimento e quebra do sabão.
Formula para fazer sabão industrial em barras....Como fazer sabão em pedra glicerinado.
1 kg de soda cáustica. O preparo começa com a diluição da soda cáustica em um balde contendo a água. Mexa bem até que o produto esteja totalmente diluído e, então, acrescente óleo aos poucos, seguido da essência. Ao final, despeje na fôrma e aguarde cinco dias para cortar as barras.
No balde, misture a soda cáustica e o álcool, acrescentando lentamente o óleo. Mexa até a mistura ficar homogênea. Deixe descansar por 30 minutos e depois coloque 2 litros de água fervendo. Dissolva o conteúdo e despeje mais 20 litros de água na temperatura ambiente.
Fórmula – receita para 10 quilos de sabão em barra: