Em certas épocas, na superfície inferior das folhas das samambaias formam-se pontinhos escuros chamados soros. O surgimento dos soros indica que as samambaias estão em época de reprodução - em cada soro são produzidos inúmeros esporos. Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem.
Nas briófitas, eles estão ausentes, e o transporte de água e nutrientes é feito de célula em célula, por difusão – um processo muito lento. Nas pteridófitas, por outro lado, a seiva corre por vasos condutores, são plantas vasculares, o que garante maior velocidade no seu transporte ao longo de todo o vegetal.
Já as folhas estão relacionadas com a realização da fotossíntese. Nessas plantas observa-se a necessidade de água para que a fecundação ocorra. Isso deve-se ao fato de que os gametas masculinos são flagelados e precisam nadar até o gametófito feminino para fecundarem a oosfera (gameta feminino).
Resposta: K.O. porque eles não possui uma estrutura circulatória para a distribuição de nutrientes e água, então elas precisam estar em locais úmidos, e também a sua reprodução depende da água. elas tbm não pode perde muitas água e nem ficar em local seco por isso em locais sombreados.
Os musgos são pequenos e vivem somente em lugares úmidos por que não apresentam vascularização (vasos lenhosos) que possibilite o transporte de água e nutrientes para grandes ramificações, por exemplo. Assim, as células desses musgos "repassam" nutrientes e água célula à célula por meio de difusão.
Por fim, uma das características mais marcantes é o fato de serem dependentes de água para a sua reprodução, por isso, são encontradas em locais úmidos, pois, somente com a água conseguem se reproduzir. Sendo assim, as briófitas são sempre encontradas em locais úmidos, pois, precisam dessa umidade para se reproduzir.
A ausência dos vasos condutores restringem o tamanho e o hábitat destes vegetais, de pequeno porte e encontrados em locais úmidos ou de água doce. As briófitas são encontradas em locais úmidos, sombrios , em barrancos de rios ou lagos, córregos, em cascas de árvores e também no xaxim, onde são cultivadas samambaias.
As briófitas são plantas que geralmente apresentam pequeno porte e destacam-se pela ausência de vasos condutores, sendo, portanto avasculares. ... As briófitas são geralmente pequenas e encontradas com mais frequência em locais úmidos, apesar de ocorrerem também em outras regiões.
As briófitas são plantas de porte pequeno e avasculares, que se desenvolvem em lugares úmidos e com sombras. Esses organismos são aqueles que comumente vemos esverdeando muros, rochas e troncos de árvores. O tipo mais conhecido é o musgo, que está presente até no ambiente doméstico.
As briófitas compreendem plantas muito pequenas, devido a ausência dos vasos de transporte de nutrientes (xilema e floema). Desta forma, sua nutrição é também bastante primitiva, uma vez que o transporte de água, vitaminas e minerais ocorre de célula a célula, além da absorção destes mesmo nutrientes por suas raízes.
Essas plantas são consideradas de pequeno porte, pois a ausência de vasos condutores impossibilita o transporte de nutrientes a distâncias mais longas e, consequentemente, impossibilitando o seu desenvolvimento. Além disso, as briófitas possuem o corpo com muitas curvas, impedindo a sua sustentabilidade.