O esqueleto desses animais suporta o corpo, fornece pontos de inserção da musculatura e protege o encéfalo e a medula espinhal. Nos embriões de todos os vertebrados e em algumas espécies (como o tubarão), o esqueleto é formado por cartilagem.
O sistema ambulacrário ou hidrovascular é um conjunto de estruturas que permite a locomoção dos equinodermos, além de atuar na captura do alimento e na percepção tátil.
Sistema ambulacrário, também conhecido por sistema ambulacral ou sistema hidrovascular, é um sistema exclusivo dos equinodermos, com funções na locomoção, no transporte de substâncias, na respiração, na eliminação de fezes, na circulação e na percepção do meio externo pelo animal.
Placa madrepórica. Pequeno disco calcário, achatado e perfurado por inúmeros orifícios que permite a comunicação do sistema ambulacrário com o exterior.
utilizados para a proteção, especialmente contra pequenos animais ou larvas que podem sedimentar na superfície corporal dos equinodermos.
As estrelas do mar são carnívoras, alimentando-se predominantemente de ostras. Com auxílio do sistema ambulacrário, as estrelas abrem as valvas do molusco e lança seu estômago com enzimas digestivas sobre a massa visceral da ostra; a digestão é extracorpórea.
O sistema ambulacrário está presente exclusivamente no filo Equinodermos, como estrelas do mar, pepinos do mar, ouriços do mar, etc. Esse sistema apresenta diversas funções, como de excreção, circulação, respiração, movimentação.
As estrelas-do-mar se alimentam de crustáceos, ostras e lesmas, usando as patas tubulares para despedaçar a carapaça de presas maiores. Certas estrelas-do-mar levam os alimentos até a boca, que fica na parte inferior do corpo. Outras colocam o saco digestivo para fora para apanhar a comida.
As estrelas do mar podem ser a chave para o tratamento contra doenças inflamatórias, como asma e artrite. Os pesquisadores da Associação Escocesa de Ciências Marinhas descobriram que a substância viscosa que cobre estes seres serve como uma espécie de “teflon”, impedindo a obstrução dos vasos sanguíneos.
Regeneração. Quando a cauda de uma lagartixa é cortada, em poucos dias cresce uma nova cauda, regenerando-se. ... Se o disco central estiver intacto, há espécies de estrela-do-mar que conseguem se locomover e se alimentar com apenas um dos braços, enquanto ocorre o processo de regeneração através de divisões celulares.
A regeneração se caracteriza pela restituição dos componentes teciduais idênticos àqueles removidos. Esse tipo de reparo só é possível em tecidos em que ainda possuem células com a capacidade de se proliferar ou tenham ainda células tronco.
Resposta. Por que a Estrela do Mar e a Anemona Não Possuem Tecidos Especializados, Então quando é Dividida ou Perde Alguma Parte, Se Regenera.
A estrela-do-mar é um ser vivo E é um animal invertebrado, ou seja, não possui coluna vertebral. Pertence ao filo dos equinodermos que juntamente com o filo dos poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos e artrópodes, não possuem vertebras.
reprodução assexuada
Significado de Estrela-do-mar substantivo feminino Gênero de animais marinhos em forma de estrela de cinco braços, do grupo dos equinodermos. (As estrelas-do-mar, carnívoras, de braços flexíveis que se renovam facilmente, atingem, em certas espécies, o diâmetro de 50 cm.).
As larvas típicas das estrelas-do-mar denominam-se bipinária e braquiolária. Durante o desenvolvimento embrionário, o aparecimento de bandas ciliadas na superfície corporal indica que o desenvolvimento atingiu o estágio larvar de bipinária.
Os equinodermos tem realmente um esqueleto interno constituido por placas de um material calcáreo (feito à base de calcio) chamado Calcita Cristalina. Entretanto, eles não têm uma coluna vertebral e porisso são considerados invertebrados apesar de terem um endoesqueleto.