O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Encontra-se na caixa craniana, ocupando todo seu espaço e junto com a medula e os nervos compõe o sistema nervoso. É envolvido por membranas chamadas meninges, cuja função é proteger o encéfalo e a medula contra choques mecânicos.
As principais partes do encéfalo: O encéfalo adulto consiste em quatro partes: tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo e cérebro. O tronco encefálico é continuo com a medula espinhal e consiste no bulbo, na ponte e no mesencéfalo. Posteriormente ao tronco encefálico encontra-se o cerebelo.
Nele também ficam a maioria dos núcleos dos nervos cranianos e, através dos tratos neurais, ele facilita a comunicação entre cérebro, medula espinhal e cerebelo. O tronco encefálico é formado por três partes: bulbo, ponte (protuberância) e mesencéfalo.
É também conhecido por bulbo raquídeo ou medula oblonga. Tem a forma de um cone e é a parte mais caudal do tronco encefálico. ... Localiza-se no tronco encefálico e tem a função de gerenciar diversas funções como o controle da frequência cardíaca e também respiratório.
O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial. Veja a seguir cada um separadamente.
Bulbo raquidiano
A zona respiratória compreende basicamente alvéolos e capilares, na região respiratória o sangue entra em contato com o ar e então ocorre a troca gasosa.
A zona condutora ou zona de condução, em fisiologia e no estudo do sistema respiratório, é uma das três zonas funcionais do pulmão responsável por transportar e distribuir ar e sangue às unidades periféricas.
A zona condutora ou zona de condução é composta pelo nariz, a nasofaringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os bronquíolos terminais.
Composta por: Fossas Nasais, Faringe, Laringe, Epiglote, Traquéia, Brônquios, Bronquíolos e Bronquíolos Terminais. São estruturas especializadas em conduzir, umedecer, aquecer e filtrar o ar. Não possuem a Membrana Respiratória e por isso não efetuam as trocas gasosas.
A árvore brônquica é formada pelos brônquios, bronquíolos, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos, e é responsável por levar o ar aspirado pelas fossas nasais até o pulmão. ... Cada um dos bronquíolos terminal dá origem à um ou mais bronquíolos respiratórios, os quais marcam a transição para a porção respiratória.
O epitélio respiratório é do tipo pseudoestratificado cilíndrico ciliado e contém muitas células caliciformes (produtoras de muco). - Célula granular. vestíbulo: porção anterior e dilatada das fossas nasais; presença de vibrissas.
Os alvéolos apresentam parede fina, em função da própria necessidade de troca gasosa. O epitélio que forra os alvéolos é do tipo pavimentoso simples. Observa-se 2 tipos celulares principais: - os pneumatócitos I e os pneumatócitos II. Os pneumatócitos I são células achatadas que revestem a superfície do alvéolo.
Formada por epitélio respiratório, cartilagem hialina – tireoide, cricoide e maior parte da aritenoides – e elástica, ligamentos e músculos voluntários. A epiglote é um prolongamento que se estende da laringe na direção da faringe, responsável por abri-la e fechá-la.
Os alvéolos são revestidos por uma camada de células epiteliais, denominadas de pneumócito tipo I e pneumócito tipo II. Os pneumócitos tipo I são células pavimentosas, com pequena quantidade de citoplasma. Essa característica facilita a passagem de gases. Os pneumócitos tipo II são células ovais e volumosas.
O epitélio respiratório é caracterizado por ser pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes, é um epitélio de revestimento altamente especializado, as células caliciformes e os cílios são importantes mecanismos de defesa desse epitélio, o muco e os movimentos ciliares retém partículas provenientes ...
O epitélio é formado por células ciliadas e células secretoras. Estes cílios servem para remover as partículas e microorganismos que entram com o ar inalado. O muco produzido pelas células secretoras serve como uma barreira também.
A células em clava (antes conhecidas como células de Clara) são células excretoras, encontradas no epitélio dos bronquíolos primários, no pulmão. As células em clava são responsáveis por excretar e absorver glicoproteínas que revestem o epitélio do bronquíolo.
Os cílios impelem uma camada fluida de muco que recobre as vias aéreas. A camada de muco captura patógenos (micro-organismos potencialmente infecciosos) e outras partículas, evitando que cheguem aos pulmões.
Os cílios tem função de filtrar impurezas. E o muco de umidecer as vias respiratórias.