A forma simples “tirinha”, ainda não dicionarizada (ao contrário de “tira”), também pode conotar essa imprecisão por meio do uso do sufixo diminutivo – embora possa aludir também ao formato pequeno ou ao fato (nem sempre verdadeiro) de que se trate de uma história direcionada ao leitor infanto-juvenil.
Resposta. Tirinhas são aqueles desenhos em quadrinhos feitos em uma só tira. São muito comuns nas páginas de entreterimento dos jornais.
Sua função é chamar a atenção do leitor e mostrar de forma ilustrativa algo, podendo ser expreções dos personagens, um produto, trocadilho com a parte verbal, entre outros...
Tirinha é um gênero textual, de cunho humorístico, as vezes político, feita de pequenas falas que muitas vezes, tem um tom ambíguo. E é representada por desenhos, que ilustram a obra, muitas vezes, constituído por quadro quadrinhos sequenciais, ela é um subgrupo da história em quadrinhos o HQ, por ser mais curtas.
As tiras são um tipo de HQ, que possuem a presença da linguagem verbal e não-verbal e devem ser exploradas durante as aulas de língua portuguesa, seja para explorar questões gramaticais ou a interpretação e exploração de usos da linguagem em diversos contextos sociocomunicativos.
Resposta. Resposta: Na tirinha que embasa esta questão, o sentido de humor aparece na última fala. Vale lembrar que o cômico é decorrência de uma distorção.
Resposta. O humor na tirinha está se referindo ao personagem, pois ele tá precisando daquilo.
Lato sensu, humor (do latim humore, "líquido") é o estado de espírito de um indivíduo. Stricto sensu, é um determinado estado de ânimo cuja intensidade representa o grau de disposição e de bem-estar psicológico e emocional de um indivíduo.
c) Para captar o humor que o autor tirinha pretende transmitir, o leitor deve inferir que o homem tatuado entregou sua lista de compras ao tatuador em vez do desenho que desejava ter estampado em sua pele.
Olá! A informação implícita responsável pelo humor da tira "Conspiração", de Cibele Santos, que segue em anexo, é o fato de o marido da mulher à esquerda ter certo apego pela camisa de estampa florida presente na tirinha.
Para obter o efeito de humor desejado, o autor da tira cria uma nova palavra.
Aqui estão 4 dicas para você arrasar na interpretação de tirinhas no vestibular. Vai perder?
Interpretar textos não verbais ou mistos envolve as seguintes operações: analisar, explicar, identificar, comparar, etc. Porém esses tipos de texto requerem do estudante sensibilidade para ler outros códigos, como os gestos, as expressões fisionômicas, as cores, a própria imagem, e aquilo que está nas entrelinhas.
Um texto verbal é aquele que utiliza a palavra para ser construído. A linguagem não verbal não utiliza a palavra, mas outros códigos, como dese- nhos, cores, símbolos, gestos, expressões fisionômicas.
A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.
Frases verbais são aquelas formadas com verbos, exemplos: Ele estava com os filhos no parque. Tínhamos deveres a fazer. Precisa-se de funcionários. Por favor, me ajude a guardar estas coisas.