- Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.
O ar que respiramos é um exemplo de mistura homogênea, pois o mesmo contém uma mistura de gases (oxigênio, nitrogênio, argônio, gás carbônico, etc), sendo o nitrogênio o solvente dos outros gases, sendo importante ressaltar que toda mistura gasosa é homogênea mesmo nos casos onde se utilizam gases coloridos.
(Unievangélica-GO) Considera-se um sistema homogêneo ou heterogêneo qualquer porção do universo que seja submetida a uma observação, sendo que a mesma pode ser uma substância pura ou uma mistura. São exemplos de sistemas homogêneos e heterogêneos, respectivamente, a) água potável e água com álcool etílico.
As misturas podem ser homogêneas, quando apresentam aspecto uniforme, ou heterogêneas, quando possuem mais de uma fase. A grande maioria dos materiais encontrados na natureza, em nossa sociedade e em nosso corpo não são substâncias puras, mas, na verdade, misturas de duas ou mais substâncias.
adjetivo De mesma ou semelhante natureza, estrutura ou função, em comparação ou em relação a outra coisa. [Figurado] Que expressa coerência; que tem uma relação de correspondência com; coerente: texto homogêneo; governo homogêneo.
Sistemas homogêneos: água, barra de ouro, alumínio. Sistema heterogêneo é aquele que apresenta mais de uma fase, ou seja, não possui um aspecto uniforme, é descontínuo. ... Outro exemplo é o soro; ele é monofásico (possui apenas uma fase), mas apresenta três componentes diferentes: a água, o sal e o açúcar.
adjetivo Cuja natureza é diferente; de composição diferente ou variada. [Figurado] Em que há diversidade; diversificado: sala de aula heterogênea. [Gramática] Diz-se do substantivo que possui um gênero no singular e outro no plural. ... Diz-se do sistema composto por mais de uma fase.
Sistema homogêneo ou material homogêneo ou matéria homogênea é aquele que apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado. ... Sistema heterogêneo ou é uma mistura (heterogênea) ou é uma substância pura em mudança de estado físico.
Figura 4: Mistura homogênea. Exemplos de misturas homogêneas: água e sal, água e açúcar, água e álcool, ar (sem partículas sólidas em suspensão), bronze, gasolina, vinagre. Misturas heterogêneas ocorrem toda vez que uma mistura apresenta duas ou mais fases e são classificadas como polifásicas, como mostra a Figura 5.
Copo 2: água e areia; Copo 3: água e álcool; Copo 4: água e gelo; Copo 5: água e óleo; e.
Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogênio e oxigênio que apresenta aspecto homogêneo. ... Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito.
São exemplos de misturas heterogêneas, EXCETO:
As alternativas que apresentam misturas homogêneas são: a, c, d, e, f, g. b) Ferro: substância pura. h) Leite: dispersão coloidal — existem partículas de gordura em suspensão que podem ser vistas com microscópio, portanto, trata-se de um tipo de mistura heterogênea.
Como já foi dito, cada uma das partes que compõem uma mistura chamamos de fase e dependendo do número de fases, as misturas heterogêneas podem ser: Bifásicas (duas fases): água e óleo. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente.
Em Química e Física, uma fase (do grego φασις, que significa aspecto, aparência) é um aspecto microscopicamente homogêneo de um sistema, isto é, uma região do espaço em que as características físicas de determinada matéria são uniformes. ... Por isso, água líquida em gelo moído é um sistema de duas fases.
De acordo com o número de fases, a mistura heterogênea pode ser classificada em: bifásica, quando apresenta duas fases; trifásica, quando apresenta três fases; polifásicas, quando apresenta a partir de quatro fases. Água e areia ou água e azeite são alguns exemplos de misturas heterogêneas.
A água gaseificada é água que tem gás carbônico dissolvido, o que compõe uma mistura de 2 fases – o gás carbônico gasoso e a água líquida. Essa mistura é heterogênea (podemos ver todas as fases), tem 3 fases e 2 substâncias.
Serão três fases neste sistema: água + sal de cozinha, óleo e areia. b) É o chamado sistema trifásico. Ou seja, é uma mistura homogênea trifásica.
Resposta: Explicação: No sangue existem 2 fases que podem ser vistas após a centrifugação, sendo elas: o plasma (parte líquida) e os glóbulos vermelhos. Na parte mais sólida estão as plaquetas, os leucócitos (ou glóbulos brancos) e as hemácias (ou glóbulos vermelhos).
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo relacionado, entre outras funções, com o transporte de nutrientes e gases respiratórios e a defesa do organismo.
As principais proteínas plasmáticas são a albumina, as globulinas e o fibrinogênio.
Funções do Sangue Levar oxigênio e nutrientes para as células; Retirar dos tecidos as sobras das atividades celulares (como gás carbônico produzido na respiração celular); Conduzir hormônios pelo organismo.
O sangue possui elementos celulares (hemácias, plaquetas e leucócitos) que têm função na coagulação sanguínea (plaquetas), no mecanismo de defesa contra infecções (leucócitos) e no transporte de O2 e CO2 (hemácias).
Função no organismo humano As hemácias são células de formato de disco bicôncavo ricas em hemoglobina. As hemácias são responsáveis, principalmente, pelo transporte de oxigênio pelo organismo. Os leucócitos são células relacionadas com a proteção do nosso organismo.
O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.