A produtividade primária bruta é o total de matéria orgânica produzido em uma determinada área, enquanto a produtividade primária líquida é, por sua vez, a quantidade bruta com o desconto da matéria consumida durante o período, através da respiração.
A produtividade secundária refere-se à quantidade de matéria orgânica incorporada pelos consumidores primários ou herbívoros em um determinado período de tempo.
a) A principal diferença é que uma, a produtividade primária bruta, mensura a quantidade de matéria orgânica que é produzida pelos seres produtores de um ambiente, já a produtividade primária líquida está relacionada ao consumo que os organismos produtores têm, em um ambiente.
Em um ecossistema, num dado tempo e determinada área, a matéria orgânica produzida pelas plantas é denominada produtividade primária bruta (PPB) e, ao descontarmos a parte consumida da respiração (R), temos a produtividade primária líquida (PPL), representada pela seguinte equação: PPB – R = PPL.
FLORESTA TROPICAL As florestas tropicais possuem a maior biodiversidade e também a maior produtividade primária líquida dentre todos os biomas terrestres, com 2-3kg de biomassa (peso seco) por metro quadrado por ano.
Em nosso país podemos encontrar seis tipos de biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.
Tipos de biomas no Brasil
São sete os principais biomas mundiais: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savanas, Pradaria e Deserto. Os biomas são ecossistemas terrestres com vegetação característica e um tipo de clima predominante. Esses aspectos dão ao bioma o seu caráter geral e único.
Biomas terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos. Tundra: Bioma típico do hemisfério norte, entre as latitudes 60° e 80° Norte. ... Floresta Tropical: Compreende as regiões próximas à linha do Equador. Esse bioma apresenta temperatura e médias pluviométricas elevadas.
Segundo o IBGE, o bioma Cerrado possui uma área de 2 036 448 km2. de extensão no Brasil.
Amazônia
Resposta
Biomas brasileiros: Maior Bioma: Amazônia. Menor bioma: Pantanal.
Pantanal
Bioma Pantanal Esse é o menor Bioma Brasileiro e se estende aos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com influências dos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. O clima da região é o tropical continental, com temperaturas médias de 17º C e chuvas concentradas no verão e estiagem no inverno.