EQST

Qual A Diferença Entre Insolvncia Jurdica E Civil?

Qual a diferença entre insolvência jurídica e civil?

Insolvência civil – declaração judicial de que as dívidas do devedor são maiores do que seu patrimônio. Atinge pessoas físicas ou jurídicas que não sejam empresários. ... Falência – declaração judicial de incapacidade de pagamento, que afasta o devedor da empresa. Apenas para empresários ou sociedades empresárias.

Quais são os requisitos que a lei 11.101 05 exige para requerer a falência com fundamento na impontualidade?

A fundamentação do pedido de falência, tanto na nova lei quanto no Decreto-Lei é a mesma, disciplinado no artigo 97 na lei /b> e no artigo 1º da antiga lei de falências. O pedido de falência tem como base os seguintes requisitos, a impontualidade, a execução frustrada e os atos de falência.

Como se caracteriza a execução frustrada do devedor para fins de falência?

3.

Como se caracteriza a impontualidade injustificada do devedor para fins de falência?

É impontual injustificadamente[3] o devedor empresário que “sem relevante razão de direito, não paga, no vencimento, obrigação líquida materializada em título ou títulos executivos protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a 40 (quarenta) salários-mínimos na data do pedido de falência” (inciso I, do artigo 94, da ...

Quais os efeitos da decretação da falência para o empresário?

Os seus efeitos sobre os credores são: formação da massa falida subjetiva; suspensão das ações individuais em curso contra a sociedade falida; suspensão do curso da prescrição; suspensão da fluência dos juros; vencimento antecipado dos créditos; suspensão do direito de retenção.

O que acontece se o devedor não apresenta o plano de recuperação judicial no prazo legal?

Caso o devedor não apresente devidamente o plano de recuperação dentro do prazo de 30 (dias) conforme definido no artigo 53 da Lei de Recuperação Empresarial - Lei em razão do não cumprimento, durante o processo de recuperação judicial, o juiz decretará a falência do devedor.

É possível que o juiz conceda a recuperação judicial mesmo sem a aprovação do plano conforme o quórum legal?

É possível, ainda, que o juiz conceda a recuperação judicial, mesmo sem a aprovação do plano conforme o quórum acima analisado. Trata-se da hipótese de cram-down regulada pelo art. ... Caso o plano seja aprovado (pelo voto ou por cram-down) o juiz vai conceder a recuperação judicial da devedora por sentença.

Qual a consequência jurídica da não aprovação do plano de recuperação judicial pelos credores em assembleia?

A rejeição do plano de recuperação, em assembleia geral de credores, terá por consequência a falência do devedor (art. 73, III da Lei . ... 58, § 1º da Lei o que acarretará na aprovação do plano, mesmo que rejeitado pelos credores.

Como funciona o quórum de deliberação da assembleia geral de credores para aprovação do plano de recuperação judicial?

As decisões são tomadas, em assembleia, por maioria de voto dos credores votantes (ou seja, os credores concursais). Com exceção da aprovação do plano, o quórum de aprovação das matérias pela AGC é de mais da metade do valor dos créditos presentes, independentemente de classe (LRF, artigo 42).

Qual a consequência ou benefício para o credor que concede crédito para o devedor em recuperação judicial?

49, § 1º “os credores do devedor em recuperação judicial conservam seus direitos e privilégios contra os coobrigados, fiadores e obrigados de regresso”.

Pode protestar empresa em recuperação judicial?

Recuperação Judicial não impede anotação em órgão de proteção ao crédito. ... Isso quer dizer que, no plano material, o crédito é exigível, de modo que os credores podem proceder com anotações ou mesmo protesto de títulos.

Como cobrar de uma empresa falida?

Ao ser decretada a falência, haverá uma venda judicial forçada e todos os bens da empresa serão usados para quitar as dívidas junto a seus credores, que podem ser fornecedores, bancos, funcionários e governo.