Significado de Chiquérrimo adjetivo Chiquíssimo; muito chique, elegante, bem vestido. [Gramática] Grafia não preferencial; forma preferencial e correta: chiquíssimo. Etimologia (origem da palavra chiquérrimo). De origem duvidosa.
A regra geral para a formação do superlativo absoluto simples, ou sintético, é acrescentar -íssimo ao radical do adjectivo, como em chique (chiqu + íssimo = chiquíssimo): As excepções a esta regra estão, normalmente, ligadas a palavras de origem latina, cujo radical é diferente do que as palavras têm em português.
O grau superlativo é o tipo de flexão do adjetivo que intensifica as características atribuídas aos substantivos. Pode ser de dois tipos: superlativo relativo ou superlativo absoluto. O grau superlativo relativo é aquele que eleva algo em relação a um conjunto. Exemplos: É o casaco mais quente do meu armário.
O grau normal do substantivo indica o tamanho normal de um objeto ou ser. O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser. O grau aumentativo do substantivo indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
Grau (temperatura)
Significado de Gral substantivo masculino Vaso usado para triturar medicamentos ou alimentos; almofariz. [Religião] Cálice usado por Jesus na última ceia; graal, Santo Graal.
Significado de Grau Relação de parentesco: primo de terceiro grau. Conceito; opinião ou valor usado para avaliar alguma coisa: obteve o grau C. Título obtido após a conclusão de um curso universitário ou de uma pós-graduação. Lugar ocupado numa escala hierárquica profissional: grau militar; grau de sargento.
Unidade de medida da temperatura correspondente à centésima parte da diferença entre a temperatura do gelo (a que se atribui o grau 0) e a da água em ebulição a uma pressão atmosférica normal (a que se atribui o grau 100).
substantivo masculino Vaso de metal, ou de pedra, em que se trituram medicamentos ou alimentos; gral, pilão.
Almofariz e Pistilo são utensílios de laboratório que servem para moer pequenas quantidades de amostras, utilizado em laboratórios químicos, farmácias de manipulação e pesquisas.
O frasco erlenmeyer é um recipiente de vidro graduado que é usado em laboratório para fazer titulação. O frasco erlenmeyer é fabricado em vidro borosilicato, isto significa que seu vidro é de ótima qualidade, portanto, pode ser usado de forma que responde as temperaturas de uso normal em laboratórios.
A bureta é um instrumento de laboratório de formato cilíndrico e estreito. Sua função é realizar dosagens exatas de soluções em outros recipientes, como um béquer ou erlenmeyer, por exemplo. Ao longo de seu corpo a bureta apresenta graduações e na parte inferior uma torneira, de vidro ou polietileno.
Deve utilizar-se uma bureta lavada e passada pela solução titulante e rejeitar esta solução de lavagem para um frasco devidamente rotulado (resíduos). A bureta deve ser colocada num suporte apropriado. Para encher a bureta, fechar a torneira e colocar um funil no topo do tubo.
Uma pipeta, ou conta-gotas químico, é um pequeno tubo de vidro ou plástico usado para transferir quantidades passíveis à medição de um recipiente a outro. ... Pipetas são utilizadas em diversas práticas científicas, geralmente quando é preciso transferir menos que 100 mililitros (ml) de uma solução.
ii) Encha a bureta com água da torneira até acima da marca do zero e depois abra (aos poucos, para deixar escorrer a água) a torneira de modo a chegar a marca do zero na bureta para você treinar em “zerar” a bureta. Faça isso pelo menos duas vezes.
Resposta. Resposta: Erlenmeyer, Becker, Balão volumétrico, Balão de fundo redondo, Balão de fundo chato e alguns outros são usados em laboratórios para preparar soluções, aquecê-las e realizar reações em que gases se desprendem. São feitas de vidro temperado, dessa forma aguentam temperaturas muito elevadas.
A pipeta volumétrica é a vidraria que apresentou maior precisão. Vidrarias de medidas precisas balão volumétrica, pipeta volumétrica e bureta.
A superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco. Se você olhar para a figura acima, colocando os olhos ao nível do menisco (posição em que a foto foi tirada), poderá fazer uma leitura correta de 18 ml.
O acerto e a leitura do nível dos líquidos nos materiais volumétricos devem ser feitos da seguinte forma: 1. ... O operador deve fazer com que a parte inferior do menisco tangencie o traço de aferição do material volumétrico (se o líquido usado for escuro, deverá tangenciar a parte de cima do menisco).
Você primeiro deve colocar uma quantidade de água até o começo do "gargalo". Após, com o auxílio de uma pipeta precisa, basta você preencher até o menisco.
O ajuste correto do menisco é um pré-requisito para uma medição volumétrica exata. No caso de um menisco cônca- vo, o volume deve ser lido no ponto mais baixo do nível do líquido. O ponto mais baixo do menisco deve tocar a borda su- perior da marca de graduação.
Pipeta volumétrica
Resposta. (Pipeta Graduada) Tem como finalidade medir e escoar volumes variáveis de líquidos.
A calibração da pipeta volumétrica é feita pela pesagem da quantidade de água que dela é escoada. Mede-se a temperatura da água utilizada na calibração e verifica-se o valor de sua densidade nesta temperatura (Tabela 2). ... V = m/d (1) Onde o volume é dado em mL, a massa é dada em gramas (g) e a densidade em g mL-1.
Para fazer a calibração, basta colocar água destilada em um frasco de Erlenmeyer, deixando descansar por alguns minutos e medindo a temperatura da água em seguida. Depois, coloque uma proveta na balança analítica para medição, com uma previsão de erro de um décimo de miligrama.
As pipetas volumétricas são também conhecidas como pipetas de bulbo ou pipetas de transferência. São vidrarias graduadas em milímetros utilizadas para transferir volumes conhecidos de líquidos.
A pipeta volumétrica é um instrumento para transferir líquidos com precisão. Por isso deve-se usá-la quando for necessário transferir volumes exatos de líquidos ou soluções em um procedimento.
Pipeta volumétrica é mais precisa e a mais exata, pois é usada para medir e transferir um volume fixo de um líquido ou solução. Ja a proveta não é de muita precisão, em geral usa-se a proveta para medidas aproximadas, sendo aceitos erros de décimos ou até de alguns ml, conforme o tamanho de seu diâmetro.
As pipetas graduadas utilizam-se para a transferência de volumes variáveis de líquidos, e apresentam uma precisão inferior à pipeta volumétrica.