Essa geografia radical ou crítica coloca-se como ciência social, mas estuda também a natureza enquanto recurso apropriado pelos homens e enquanto uma dimensão da história, da política. No ensino, ela preocupa-se com a criticidade do educando e não em 'arrolar fatos' para que ele memorize.
O pensamento crítico na geografia significou, principalmente, uma aproximaçãocom os movimentos sociais, principalmente na busca da ampliação dos direitoscivis e sociais, como o acesso a educação de boa qualidade, a moradia, peloacesso a terra, o combate à pobreza, entre outras temáticas. ...
180) escreve que: A preocupação básica do ensino de Geografia Crítica deve ser o de contribuir para a construção plena da cidadania, possibilitando ao aluno as condições teóricas para que ele aprenda criticamente a realidade e possa participar ativamente das transformações [...]
A geografia cultural tem origem no século XIX e apoia-se no estudo dos acontecimentos culturais do mundo, como linguagem, religião, artes, governo e economia. De forma geral, a geografia cultural é a análise de todos os fenômenos de uma organização social.
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
Carl Sauer é um dos principais nomes do pensamento geográfico, sendo considerado a principal referência da Geografia Cultural.
A geografia humanista surgiu em meados dos anos 1960 e ganhou força a partir da década seguinte, sob influência da fenomenologia e de várias outras correntes epistemológicas ligadas ao humanismo. ... Nesse sentido, dois conceitos fundamentais da geografia humanista são os de espaço vivido e de lugar.
É a ciência que se concentra na utilização de poder político sob determinado território. Em uma visão mais prática, a geopolítica compreende as análises de geografia, história e ciências sociais mescladas com teoria política em vários níveis, desde o Estado até o internacional-mundial.
Geopolítica é uma categoria da geografia que abrange os fenômenos históricos e políticos da atualidade. Ela tem o objetivo de interpretar a realidade global e envolve o estudo de guerras, conflitos, disputas ideológicas e territoriais, questões políticas, acordos internacionais, etc.