O conceito de trabalho é geralmente entendido como a atividade humana realizada com o objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência. O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento.
Weber analisa a realidade a partir de sua dimensão objetiva e subjetiva, pois considera que as ações possuem significado para os indivíduos. Isto é, acredita que para decodificar a realidade é necessário compreender as ações humanas do ponto de vista do sentido e dos valores, e não a partir das causas exteriores.
Max Weber desenvolveu um importante trabalho de sociologia política através da sua teoria dos tipos de dominação. Dominação é a possibilidade de um determinado grupo se submeter a um determinado mandato. Trata-se, portanto, de um tipo de relação social fundada na autoridade de um indivíduo sobre outros.
Ação Social para Max Weber Talvez o conceito mais importante da teoria weberiana seja o de “ação social”, que, segundo o autor, deveria ser o principal objeto de estudo da Sociologia.
A Sociologia faz diferentes análises e, para isso, usa diferentes métodos. Podemos apontar, por exemplo, alguns métodos quantitativos: pesquisas estatísticas, análise de dados massivos. Ou qualitativos: a observação e análise de determinada vila ou região, por exemplo.
Os métodos de análise sociológica da realidade social foram desenvolvidos por Durkheim em sua obra “As Regras do Método Sociológico”. Apesar de ter se passado bastante tempo desde a escrita da sua obra, alguns pressupostos ainda prevalecem, por serem fundamentos metodológicos do estudo da sociedade.
O conjunto de indivíduos que partilham uma cultura semelhante, possuem os mesmos propósitos, gostos e costumes e que além disso interagem entre si. Em meados do século XIX, o estudo da sociedade foi direcionado como ciência denominada sociologia por August Comte (1798 – 1857).
É possível estudar o homem cientificamente, para análise sociológica, através da observação de seus atos como um indivíduo, parte da sociedade. A sociologia utiliza o método de investigaÇao cientifica.