Na maioria dos casos, o zumbido é uma percepção auditiva “fantasma”, percebida apenas pelo paciente, característica que dificulta a investigação do problema. Pode parecer um chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, mais raramente, o barulho do coração batendo no ouvido ou alguns cliques ou estalos.
Assim, alguns dos tratamentos mais utilizados para tratar o zumbido no ouvido são:
Também chamado de tinnitus, esse distúrbio faz com que o indivíduo escute constantemente um zumbido ou outros sons irritantes, como um similar ao de mosquitos. Na maioria dos casos, os ruídos aparecem como consequência de um processo de perda auditiva, que pode ser causado pelos mais variados problemas e hábitos.
Numa colher de sopa coloque 1 dente de alho amassado e um fio de azeite e leve ao fogo para amornar. Quando já estiver morno, molhe um pedaço de algodão no azeite, esprema para retirar o excesso de líquido e coloque-o no ouvido, de modo a tapá-lo. Deixe este remédio atuar por cerca de 20 minutos.
As alterações emocionais como estresse, irritabilidade, ansiedade ou nervosismo podem aumentar a percepção do zumbido; entretanto, habitualmente, cessado este período ele volta ao que era antes. Além disto, o zumbido pode estar relacionado a problemas psicológicos ou psicossomáticos.
Esse zumbido, também conhecido como tinnitus, geralmente surge como consequência da perda auditiva, que pode ser causado por maus hábitos como o volume excessivo de fones de ouvido e outros dispositivos, ou pelo envelhecimento natural do indivíduo.
Algumas vezes tem causas identificadas como trauma acústico, uso de substância ototóxicas, (incluindo alguns medicamentos), otites, otospongiose, doença de Meniére, otosclerose. Mas na maioria absoluta dos casos não se encontra uma causa determinante.
As glândulas sebáceas de algumas pessoas podem produzir cera numa quantidade maior do que a necessária. Nesse caso há um acúmulo de cera no canal auditivo e a pessoa pode ter surdez por condução, que é quando há algo bloqueando a passagem do som da orelha externa até a orelha interna.
Cera de ouvido preta Se a cera ficou enegrecida em uma única ocasião, não costuma ser nada de preocupante. No entanto, se for algo recorrente e, especialmente se você sentir outro sintomas, com uma coceira que se intensifica com o passar dos dias; melhor procurar um médico.
São elas: