O ornitorrinco (nome científico: Ornithorhynchus anatinus, do grego: ornitho, ave + rhynchus, bico; e do latim: anati, pato + inus, semelhante a: "com bico de ave, semelhante a pato") é um mamífero semiaquático natural da Austrália e Tasmânia.
Animais com penas
O cisne-branco é uma espécie de cisne nativa da Eurásia. É uma ave não migratória, mas foi introduzida na América do Norte e noutras regiões como animal ornamental de jardins. Pertence à família Anatidae, à qual também pertencem os patos e gansos.
cisne
É uma ordem da classe das aves, subclasse das ratites. São aves corredoras, como a ema, muito semelhantes à avestruz e ao nandu, incapacitadas para o voo.
É o beija-flor-abelha, que, em média, mede apenas 5 centímetros de comprimento e pesa ínfimos 2 gramas. A ave, menor do que seu dedo indicador, tem outra curiosidade: em comparação com outras aves, é a que fica, proporcionalmente, o maior tempo da vida voando.
Onde vivem as aves As aves são encontradas praticamente no mundo inteiro. Existem hoje mais de 9 mil espécies de aves, que se adaptaram a habitats diversos — desde desertos até florestas úmidas e cidades. As araras são aves que vivem nas florestas tropicais e equatoriais.
Não voa mas anda que se farta.
Nasce grande e morre pequeno. Quanto maior, menos se vê. Voa mas não tem asas; chora mas não tem olhos.
A incapacidade de voar desses animais se dá pela perda de uma estrutura denominada carena - um osso peitoral no qual se prendem os músculos responsáveis pelo batimento das asas durante o voo.
Segundo Silva (2001), as principais diferenças entre emas e avestruzes são: o número de dedos, que são três nas emas, e apenas dois nas avestruzes; a altura das aves, uma avestruz tem em média 2,50m, enquanto que a ema 1,50m; o peso que pode ser, em média, de 150kg para avestruzes e apenas 40 kg para as emas; o choco, ...
A ema (Rhea americana), o avestruz (Struthio camelus) e o emu (Dromaius novaehollandiae) são aves que não voam e que compartilham entre si um ancestral comum mais recente que aquele que compartilham com outros grupos de aves. ... A ema ocorre no sul da América do Sul, o avestruz é africano e o emu ocorre na Austrália.
Ema é um pouco menor que avestruz e possui cauda (o avestruz, sim) nem glândula que produz gordura, muito útil em tempos de chuva; a siriema é bem menor e o casuar é a ave mais violenta que você pode conhecer. A ema tem características próprias de mansidão e calmaria.
Canto da siriema desperta o Pantanal Dessa forma, seus gritos altos e longos são descritos, muitas vezes, como um latido ou o cacarejar de perus. Logo no alvorecer do dia, seu canto invade todo o território. Assim, ela puxa o canto deoutras aves.
A Seriema já foi muito caçada por sua carne, semelhante à carne de galo. Hoje, ainda que não seja “publicamente” caçada, sua caça ainda ocorre em locais mais distantes das cidades, onde seu consumo ainda é comum.
O cardápio da Seriema inclui todos os tipos de inseto (que ela mesma caça) e pequenos vertebrados, como lagartos, cobras, vermes e roedores. Apesar de ser uma ave, a seriema não gosta de voar, prefere correr.
Utiliza gravetos e galhos frágeis, forrando-o com estrume de gado, barro ou folhas secas. Põe 2 ovos branco-rosados, manchados de castanho. O casal alterna-se para chocar os ovos, período que dura entre 24 e 30 dias. O filhote nasce com uma penugem amarronzada, fina e longa na cabeça.
Apesar de ser uma ave, a Seriema não gosta de voar, prefere correr. Sua velocidade pode chegar facilmente a 50 km/h, só então alçando voo.
Embora viva no chão, empoleira-se no alto de árvores para dormir. No cerrado faz ninho no alto de árvores, a até 4 ou 5 m do solo. Utiliza gravetos e galhos frágeis, forrando-o com estrume de gado, barro ou folhas secas.
De maneira geral, os ninhos da seriema são feitos no chão. Porém, também podem ser encontrados em até 04 ou 5 metros de altura. Os ninhos são feitos com gravetos, além de serem forradas com barro, folhas secas e também esterco de gado.
Alimentação da seriema Sua alimentação é a base de insetos, lagartos, cobras e grãos de cereais, como milho. Mata as presas com o bico, uma vez que os dedos são pequenos e sem garras. Uma presa maior é desmembrada, pisando sobre ela e retirando pedaços com o bico poderoso.
O dimorfismo sexual é em relação a cor. As fêmeas são amarelas e mais foscas, ao contrário dos machos que tem as penas coloridas de um cinza prateado mais brilhante. Ambos possuem uma larga faixa clara, acima dos olhos, que faz contraste com o tom azulado da pele ao redor dos olhos e com o bico vermelho.
A fêmea pões 2 ovos rosados e incuba por 24 a 30 dias. Os pais revezam-se na incubação e ambos cuidam da prole. O canto da seriema pode ser ouvido a 1km de de distância.
Alimentação da seriema Sua alimentação é a base de insetos, lagartos, cobras e grãos de cereais, como milho. Mata as presas com o bico, uma vez que os dedos são pequenos e sem garras. Uma presa maior é desmembrada, pisando sobre ela e retirando pedaços com o bico poderoso.
O canto, muito grave e alto, é um dueto entre os membros de um par e, às vezes, em coro com vizinhos. Conforme a região do país, o sotaque local produz cada um dos nomes comuns.