Calendário de vacinas para gestantes | Vacinas recomendadas
São consideradas:
São as vacinas inativadas que estão recomendadas no Calendário da Gestante: hepatite B, influenza (gripe), dupla tipo adulto (difteria e tétano) e tríplice acelular do adulto (difteria, tétano e coqueluche).
Na hepatite B crônica há um grande risco de surgirem doenças graves do fígado, como cirrose hepática, insuficiência hepática e câncer do fígado, que podem criar danos irreversíveis no fígado, por isso, nestes casos, os pacientes devem seguir o tratamento indicado pelo médico.
Em 1942, a primeira transmissão voluntária da hepatite infecciosa deu-se entre um médico austríaco e três estudantes de medicina da Universidade de Viena1,3. Os quatro ingeriram deliberadamente suco gástrico de um paciente com hepatite infecciosa.
As primeiras vacinas contra hepatite B foram licen- ciadas em 1982 e eram derivadas de plasma de pa- cientes com infecção crônica, com AgHBs inativados por métodos físico-químicos.
A epidemia silenciosa O vírus da hepatite C foi descoberto em 1989 graças às técnicas de biologia molecular. Como este vírus nunca foi conclusivamente observado ao microscópio eletrónico, o conhecimento da sua existência baseia-se na clonagem do seu material genético.
Em 1989 foi publicada na Science a descoberta do vírus da hepatite C. Anos depois, o americano Charles M. Rice trabalhou durante décadas com o HCV. Ele foi o primeiro cientista a conseguiu reproduzir uma versão do vírus que poderia ser cultivada e estudada em laboratório.