EQST

Quais So Os Trs Tipos De Movimentos Das Placas Tectonicas?

Quais são os três tipos de movimentos das placas Tectonicas?

São três os principais tipos de movimentos das placas tectônicas: convergente, divergente e transformante. Eles são classificados conforme a direção do deslocamento.

Quanto aos movimentos das placas tectônicas elas podem ser convergentes divergentes pendulares e Transumantes?

Quanto aos movimentos das placas tectônicas, elas podem ser convergentes, divergentes, pendulares e transumantes. Entre a placa africana e a placa sul-americana existe a cadeia montanhosa submarina chamada dorsal gondwanica. A placa arábica se localiza entre as placas africana, indo-australiana e de nazca.

Quais são as consequências do limite convergente?

Maremotos, terremotos, soerguimento de terras como ocorre nos Alpes. O movimento convergente baseia-se na ideia do encontro de duas placas tectônicas, esse encontro de placas faz com que a terra acima de mova e assim se formam os terremotos, esses terremotos como sabemos geram muitos problemas.

Qual é a consequência de um maremoto?

Uma das consequências do maremoto é a formação de tsunamis, ondas gigantes com alto poder destrutivo. FALSA – Tsunami e maremoto não designam o mesmo fenômeno. Maremoto refere-se ao abalo sísmico no solo oceânico, que provoca agitação das águas e formação de ondas.

O que ocorre com maior intensidade nas placas convergentes?

Encontro convergente É um encontro destrutivo, no qual a placa mais densa fica por baixo, ocorrendo subducção, e posteriormente fundindo-se e misturando-se ao magma. Devido ao atrito, a placa menos densa sofre orogênese, ou seja, se dobra ocasionando elevações que geram cordilheiras como a dos Andes e Himalaia.

Quais são os elementos básicos da Teoria de placas tectônicas?

Na teoria da tectónica de placas, a parte mais exterior da Terra é composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crosta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto.

O que é a teoria da tectónica de placas?

O tectonismo relaciona-se aos movimentos das diferentes “partes” que montam o quebra-cabeça da crosta terrestre: as placas tectônicas. ... Graças a esses movimentos, manifesta-se na superfície terrestre uma série de formas de relevo, como as montanhas, além de fenômenos como o vulcanismo e os terremotos.

O que é Rifteamento da crosta terrestre?

Rifte (em inglês: rift), em geologia, é a designação dada às zonas do globo, onde a crosta terrestre e a litosfera associada estão a sofrer uma fratura acompanhada por um afastamento em direções opostas de porções vizinhas da superfície terrestre.. ... Exemplos de riftes: O Grande Vale do Rifte, em África; O Mar Vermelho.

O que é um Rifteamento?

Rifteamento ,em geologia, significa a designação dada às zonas do globo, onde a crosta terrestre e a litosfera associada estão a sofrer uma fratura acompanhada por um afastamento em direções opostas(movimento divergente) de porções vizinhas da superfície terrestre.

O que são dorsais Mesoceânicas?

As dorsais oceânicas ou dorsais meso-oceânicas são feições do relevo submarino que apresentam elevações abruptas em altitudes muito superiores ao seu relevo circundante, formando verdadeiras cadeias de montanhas submersas.

O que vem a ser as zonas de subducção?

As zonas de subducção são áreas em que o alastramento oceânico iniciado dos rifts encontra compensação, isto é, onde as placas desaparecem. Este movimento descendente provoca a fusão parcial do manto subjacente e induz vulcanismo.

Quais são os eventos que ocorrem na zona de divergência de placas?

Nas zonas de divergência, onde há o afastamento das placas tectônicas, registra-se a abertura de verdadeiras fendas na Terra. Em geral, essas atividades costumam ocorrer em regiões oceânicas, onde a crosta terrestre é mais delgada.