Quem acha algo e devolve tem direito a ser recompensado. Isso mesmo: direito. Não é algo que o dono da coisa pode ou não querer dar. Para evitar dúvida, o Código Civil estabelece algumas regras básicas.
Importante: Alheia não é somente coisa que pertence a outra pessoa, mas que se acha legitimamente na posse de terceiro. É o debate, no Direito Civil, sobre Posse e Propriedade.... Coisa alheia não é somente coisa móvel de propriedade de alguém, mas atinge quem tem a posse de tal coisa.
Diante da análise do art. 157 do Código Penal, podemos distinguir três formas ou espécies de roubo: simples, majorado (quando, devido às circunstâncias, a pena prevista no caput do crime é aumentada) e qualificado (quando, devido às circunstancias, é aplicada pena diferente daquela prevista no caput).
Furto qualificado é a subtração que deixa vestígios de ruptura de obstáculo para acessar o bem. Para as seguradoras, o furto simples é considerado quando não são encontrados vestígios que evidenciem que obstáculos existiram e foram destruídos.
Portanto, em resumo, se verificar que o texto da lei fala em aumentar a pena com uma fração, será uma causa de aumento (majorante); se trouxer novos elementos para o tipo e aumentar as penas mínima e máxima, será uma qualificadora.