De modo geral os tipos de solos presentes no mundo de dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).
solo humífero
Os solos conforme sua consistência: Tem reduzido teor de cálcio e magnésio; alto teor de alumínio, ferro, manganês e boro; presença de toxinas orgânicas; pouco nitrogênio e fósforo. Será preciso correção de acidez, para tornar disponível os nutrientes para as plantas, dependendo do tipo de cultivo.
Um solo ideal para o desenvolvimento das plantas seria aquele que apresentasse: profundidade adequada ao armazenamento de água e ao crescimento das raízes; ser composto por 45% de parte mineral, 5% de parte orgânica, 25% de parte gasosa e 25% de parte líquida; ter suprimento adequado de nutrientes, sem excesso de ...
Verificado por especialistas. Processos de erosão são os grandes responsáveis por tornar os solos empobrecidos. Podemos afirmar que estes são identificados por retirar grande quantidade de nutrientes do solo.
Seu solo é arenoso, pobre em nutrientes, salgado e constantemente movido pelas ondas ou vento. Além disso a pouca vegetação permite que a radiação solar atinja a areia com grande intensidade.
Solos siltosos O Silte está entre a areia e a argila e é o “primo pobre” destes dois materiais nobres. É um pó como a argila, mas não tem coesão apreciável. Também não tem plasticidade digna de nota quando molhado. Estradas feitas com solo siltoso formam barro na época de chuva e muito pó quando na seca.
Funciona assim: é só pegar um punhado de terra, molhar com água e tentar modelar como uma massinha. O primeiro passo é fazer uma "cobrinha" e, em seguida, juntar as pontas para criar um aro. Se nem deu para completar a primeira etapa direito, o solo é arenoso. Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso.