Os tipos gerais de polinização são os seguintes:
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.
Depois da fecundação, a flor sofre algumas modificações, transformando suas partes em fruto e semente. Esse encontro entre o pólen e o ovário é chamado de polinização. Ela pode ocorrer entre o pólen e o ovário da mesma flor ou de flores diferentes.
A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma.
Normalmente, as flores polinizadas pelo vento não possuem pétalas, e nem cor ou cheiro, possuem pólen em grande quantidade por flor e tem suas estruturas reprodutivas – androceu e gineceu – dispostos de uma forma bem característica: as anteras, estruturas responsáveis por formar e liberar os grãos de pólen, são ...
entomofilia
O plantio de pitaya por sementes é bem simples, porém o tempo até dar frutos é mais prolongado, pode demorar 2 anos ou mais. As sementes devem ser extraídas de plantas maduras, lavadas e semeadas imediatamente em areia lavada ou substrato específico, espalhando algumas no local e cobrindo levemente com areia.
Com um ano de idade o pé de pitaya já produz alguns frutos, mas uma boa produção necessita de aproximadamente três anos. Segundo seu Santelino, a fruta tem vários benefícios à saúde.
Um fator importante para você que está aprendendo como plantar pitaya orgânica, é saber que ela produz uma das mais belas flores, no entanto, a floração dura entre 8 e 12 horas e só se dá no período noturno, sendo um espetáculo particular para aqueles que realmente conhecem o desenvolvimento da planta.
Na nossa região, a produção do fruto vai de novembro a maio. No início desse período o preço é alto. Contudo, em janeiro e fevereiro, o preço cai. O município de Figueirão foi o primeiro do Estado a produzir a pitaia em grande escala, inovando na agricultura local.
É branca por dentro com a casca rosada. Com o nome científico de Hylocereus megalanthus, a variedade amarela apresenta casca amarelada e interior branco. É muito comum na Colômbia. Com o nome científico de Hylocereus polyrhizus, a pitaya vermelha possui a casca rosa e a polpa avermelhada.