O objetivo da Classe Hospitalar é um atendimento pedagógico educacional que favoreça as crianças e os jovens hospitalizados a dar continuidade à construção do seu conhecimento, trabalhando articuladamente com a equipe hospitalar, com a família, e com a escola de origem do educando, de modo a promover o seu ingresso ou ...
As práticas educativas hospitalares são as ações de intervenção desenvolvidas pelo pedagogo durante a realização do seu trabalho. Tomasini (2007) expõe que essas práticas buscam, com apoio na teoria da educação e saúde, estabelecer um diálogo que possa dar fundamento à real necessidade de cada aluno.
A Pedagogia Hospitalar como área educacional busca primeiramente dar continuidade a escolarização regular das crianças e adolescentes que estão hospitalizadas, porém diversos fatores surgem nesta classe, os profissionais envolvidos são preparados para atender as especificidades de cada um.
Aprendizagem em classe hospitalar. A psicopedagogia hospitalar tem como foco principal auxiliar os processos de aprendizagens e também o desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional, favorecendo a recuperação do individuo.
O psicopedagogo hospitalar é aquele profissional que, com conhecimento na área da aprendizagem e da saúde, atua em todo o processo de hospitalização, instrumentalizando o paciente a aprender sobre si mesmo, sobre como ajudar-se em sua cura, como e porque aceitar e fazer uso das medicações, bem como atua com o ...
A Pedagogia Hospitalar leva o ensino e a aprendizagem a crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. O objetivo é garantir que eles não sejam prejudicados nos estudos.
O pedagogo hospitalar tem papel fundamental dentro da educação pois tem como finalidade acompanhar a criança ou adolescente no período de ausência escolar, internados em instituições hospitalares. ... A pedagogia hospitalar poderá atuar nas unidades de internação ou na ala de recreação do hospital.
Ao atuar em ambiente hospitalar, o pedagogo sabe que faz parte de uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais), que tem como objetivo a recuperação, não apenas física, mas integral dos alunos-pacientes.
Além de proporcionar acolhimento e atenuar os desconfortos relacionados à internação hospitalar, a contação de histórias pode ser importante ferramenta de despertar para os estudos. ... Esse processo é ainda mais importante quando muitos consideram que o ambiente hospitalar é inóspito e não faz bem a maioria das pessoas.
A Secretaria de Educação Especial define como classe hospitalar o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja na circunstância de internação, com tradicionalmente conhecida, seja na circunstância do atendimento em hospital-dia e hospital-semana ou em serviços de atenção ...
No Brasil essa pratica educacional iniciou-se em 1950, com a classe hospitalar no Hospital Jesus, localizado no Rio de Janeiro, porém há registros que em 1600, ainda no Brasil Colônia, havia atendimento escolar aos deficientes físicos na Santa Casa de Misericórdia em São Paulo.
Segundo Santos e Souza (2009), a Pedagogia Hospitalar, denominada de classe hospitalar, surgiu em Paris no ano de 1935, sob comando de Henri Sellier para dar educação a crianças especiais. ... Além disso, naquele mesmo ano, foi criado pelo Ministério da Educação da França o cargo de professor hospitalar.
Considerando este fato, o presente estudo realizou um levantamento nacional dos estados federativos que oferecem o atendimento de classe hospitalar e as formas como este é ministrado. No Brasil, há 39 classes hospitalares distribuídas e em funcionamento em 13 unidades federadas.
Essas leis visam a proteger a infância e a juventude, sendo um instrumento de tentar garantir uma sociedade mais justa. A classe hospitalar está inserida na LDB 9.
Alunos da educação básica que estejam internados por tempo prolongado para tratamento de saúde — seja no hospital ou em casa — receberão atendimento educacional. É o que garante a Lei 13.
O que é O Programa de Escolarização Hospitalar – PEH visa oportunizar a continuidade ou a inserção no ensino comum dos estudantes hospitalizados ou em tratamento de saúde impedidos temporariamente de frequentar a escola.
O Atendimento Pedagógico Domiciliar é uma forma de atendimento educacional recente em nosso país. Este atendimento está voltado para crianças e adolescentes enfermos que não podem sair de suas casas. ... Eles são atendidos por professores e/ou pedagogos que trabalham nos hospitais ou nas redes públicas de ensino.
Assistência Domiciliar é uma modalidade continuada de prestação de serviços na área da saúde que visa à continuidade do tratamento hospitalar no domicílio, realizado pela equipe multidisciplinar com a mesma qualidade, tecnologia e conhecimento.
Para casos graves que impedem a criança de sair de casa por um longo período, como após sofrer uma fratura, ela tem direito a atendimento domiciliar, conforme o Decreto Lei 1.
O acompanhamento pedagógico é uma excelente estratégia de orientação e de ensino que tem como objetivo maximizar o aproveitamento do aluno na escola, além de despertar o prazer em aprender. ... No entanto, é fundamental que esses estudantes possam ser ajudados para superar tais problemas e seguir sua trajetória acadêmica.
Como fazer acompanhamento pedagógico remotoLeitura de 7 minutos
Sugere-se que o acompanhamento seja sempre feito com orientações que auxiliem o professor no seu trabalho, para tanto é necessário que a coordenação leia atentamente cada plano de ensino, analise as atividades propostas, os instrumentos de avaliação e faça visitas previamente combinadas, na sala de aula.
O apoio pedagógico é uma estratégia de orientação e de ensino para melhorar o aproveitamento do aluno na escola. Assim, o estudante consegue facilitar o processo de organização, aprendizagem e concentração. ... Cada aluno é diferente, alguns aprendem melhor com estímulos visuais.
2) A equipe pedagógica pode orientar o professor na execução do projeto pedagógico de modo que muitas vezes há uma adaptação na execução de tarefas escolares dado à inclusão de novas ementas pedagógicas, por isso, a equipe pedagógica pode instruir os professores quanto à essas mudanças e como agir.
O planejamento pedagógico, como o próprio nome já indica, é uma maneira de organizar as atividades e os conteúdos que serão trabalhados na escola durante o ano letivo. Esse documento esboçará as intenções da escola, explicitando os objetivos que cada professor ou turma espera atingir ao final das aulas.
9 maneiras de acompanhar o aprendizado do aluno de EAD
2. Diversificação dos instrumentos de avaliação de aprendizagem é importante
Percebemos que somente avaliar o aluno com simulados e provas após passar o conteúdo dado em sala de aula torna a aprendizagem um processo engessado. O ideal é medir e acompanhar esse aprendizado entregando resultados frequentes e, assim, analisando de forma mais assertiva o desempenho do aluno.