Em alguns locais é comum as pessoas participantes do Jongo dançarem ao redor dos instrumentos, noutros lugares dançam em frente aos instrumentos,sendo a que é uma dança de roda que se movimenta de forma contrária ao ponteiro do relógio(sentido anti-horário) coisa pouco comum, como passos para frente,pulos,giros ,etc.
As mulheres colocam as saias de chita por cima das suas roupas de trabalho e o traje se complementa também com as camisetas do grupo. Os cabelos são ajeitados com turbantes afros. As roupas, assim como os cânticos, representam e diferenciam quem pertence ao grupo.
Os pontos encerram um sentido simbólico que dá às palavras uma semântica peculiar aos jongueiros, possibilitando o entendimento entre eles. As frases curtas retratam o contato com a natureza, o dia-a-dia do trabalho braçal nas fazendas, a revolta com a opressão sofrida e a saudade da África.
Um dos elementos mais marcantes do jongo é o ponto. Forma poética e musical expressa nos versos cantados pelos jongueiros, o jongo é o ponto cantado na roda. ... O ponto de jongo tem alguma relação com o provérbio e com a crônica, por meio da qual se comenta a vida cotidiana, o passado e o presente.
Tem suas raízes nos saberes, ritos e crenças dos povos africanos, principalmente os de língua bantu. São sugestivos dessas origens o profundo respeito aos ancestrais, a valorização dos enigmas cantados e o elemento coreográfico da umbigada.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério da Cidadania, tem registrado 48 Patrimônios Culturais Imateriais em todo o Brasil. A missão maior é ensinar ao máximo de pessoas a história e a dança do jongo. ...
O jongo é cantado em versos curtos e improvisado, sem obrigação da rima. Antes da dança, é necessário benzer-se nos tambores em sinal de respeito. Essa expressão cultural é o que diferencia a Serrinha das outras comunidades do Rio de Janeiro.
Resposta. Resposta: Os jongueiros trocavam o sentido das palavras, criando um novo vocabulário e passando a conversar entre si por meio dos pontos de jongo, em uma linguagem cifrada.
Hoje em dia podem participar do Jongo homens e mulheres, mas esta participação, em sua forma original era rigorosamente restrita aos iniciados ou mais experientes da comunidade.
O Jongo é uma dança com origem africana, possivelmente do povo de Angola, da qual participam homens e mulheres. Significa divertimento. ... Alguns pesquisadores classificam o jongo como um de "tipo de samba" mais antigo, pois foi o jongo que deu mais tarde origem ao samba.
O jongo é, ainda hoje, bastante praticado em diversas cidades de sua região original: o Vale do Paraíba na Região Sudeste do Brasil, ao sul do estado do Rio de Janeiro e ao norte do estado de São Paulo e na região das Minas e das fazendas de café em Minas Gerais, onde também é chamado "Caxambu".
O jongo, ou caxambu é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola. Chegou ao Brasil-Colônia com os negros de origem bantu trazidos como escravos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Vale do Rio Paraíba, no interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
O que podemos concluir com relação à dança do jongo? ... Podemos concluir que essa dança é muito an- tiga e ainda é praticada no presente.
O jongo chegou ao Brasil com os escravos africanos de origem bantu, vindos do Congo e de Angola, permanecendo presente entre aqueles que trabalhavam nas lavouras de café e cana-de-açúcar no vale do Rio Paraíba, entre São Paulo e Minas Gerais.
O Jongo não é só canto e dança. Para os jongueiros, os instrumentos também são sagrados. Os pontos do Jongo, com a sua linguagem metafórica e cifrada, exigem muita experiência e atenção para compreender seus significados. No passado, era por meio dos pontos que os escravos trocavam informações e combinavam fugas.
Jongo / som e movimento Próximo da roda, os instrumentistas tocam dois tambores – um grande (tambu ou caxambu) e um menor (candongueiro), uma puíta ou angoma-puíta (cuíca artesanal), ou angoma e um chocalho.
Criado no fim da década de 1960, é até hoje referência da cultura carioca tradicional. Um de seus discos mais marcantes é o trabalho homônimo, lançado em 2002.
O Jongo da Serrinha nasce com o intuito de pesquisar, criar produtos culturais (livros, espetáculos, filmes etc) e divulgar o jongo mundo afora. Criado no fim da década de 1960, é até hoje referência da cultura carioca tradicional. Um de seus discos mais marcantes é o trabalho homônimo, lançado em 2002.
Resposta: Ele é considerado uma prática de memória coletiva por celebrar a ancestralidade africana e a trajetória dos afrodescendentes no Brasil. Grupo de jongo da cidade de Piquete, no estado de São Paulo.
Significado de Caxambu substantivo masculino [Brasil] Dança de negros, espécie de batuque ao som do tambor.
Significado de Lundu substantivo masculino Canção, música em geral de caráter cômico ou picaresco. Amuo, zanga; calundu.
Saindo de Belo Horizonte, o acesso mais prático é pela BR381 (Fernão Dias) até o trevo para Campanha. Daí são mais 60 quilômetros até Caxambu. Para o turista do leste e sudeste de Minas são dois os caminhos: por Barbacena ou Juiz de Fora.
Sim, a distância aproximada de São Paulo para Caxambu é 346 km.