Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.
Sequências textuais Ao se falar em tipo textual , costuma-se utilizar o adjetivo predominante. Observe: gênero romance - tipo textual predominante: narrativo. carta de opinião - tipo textual predominante: argumentativo.
A sequência tipológica narrativa indica ação, percebe-se a mudança de estado e a sequência dos eventos não podem ser alterados. O tipo narrativo apoia-se em fatos, personagens, tempo e espaço. Os fatos, na narrativa, mantêm uma relação de causa e efeito.
Um texto, oral ou escrito, pode ser produzido com base em diferentes sequências discursivas — narrativas, expositivas, argumentativas, conversacionais e instrucionais. Essas sequências discursivas são responsáveis pela organização interna do texto.
Uma sequência textual nada mais é do que a estrutura base que constitui um gênero textual. Desta forma, uma sequência argumentativa nada mais é do que a estrutura que um texto possui quando seu foco é argumentar sobre determinado problema.
É a descrição detalhada de determinado local, pessoa, animal ou acontecimento. Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal.
O Que É Tipologia Textual? Como dito anteriormente, são as classificações recebidas por um texto de acordo com as regras gramaticais, dependendo de suas características. São as classificações mais clássicas de um texto: A narração, a descrição e a dissertação. Hoje já se admite também a exposição e a injunção.
De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.
Texto Injuntivo e Prescritivo Para esse grupo de estudiosos, um texto injuntivo pode ser um manual de instruções ou uma receita, enquanto os textos prescritivos asseguram um tipo de atitude coercitiva, por exemplo, os editais dos concursos, contratos e leis.
Alguns exemplos de gêneros textuais injuntivos: Propaganda. Receita culinária. Bula de remédio.
Os textos injuntivos não têm como finalidade a coerção do leitor, isto é, sugere o cumprimento das regras, e não as impõe. ... Os textos prescritivos apresentam um discurso coercitivo, isto é, as normas apresentadas devem ser seguidas à risca. São exemplos as cláusulas de um contrato e as regras gramaticais.
A reportagem é um gênero textual jornalístico, cuja função é informar através de uma linguagem clara e objetiva. ... Apresenta linguagem clara e objetiva, recurso predominante na linguagem jornalística.
Reportagem é um gênero textual jornalístico com características próprias e que tem por objetivo transmitir informações para os receptores. ... Apesar de ser predominantemente informativa, a reportagem também pode ser classificada como um gênero opinativo, refletindo o juízo de valor do repórter.
Reportagem é o nome dado ao gênero textual jornalístico que realiza a interação verbal entre os indivíduos, seja através da fala ou escrita. ... A reportagem é transmitida através dos veículos jornalísticos, como jornais impressos, revistas, sites, TVs e rádios. A sua principal função é informar.
Resumo: A reportagem é marcada por uma estrutura textual maior e mais detalhada. O tema abordado é apresentado de forma abrangente, citando-se fontes, entrevistas e outras informações obtidas através de pesquisas e tem como objetivo transmitir informações aos seus receptores.
Qual a estrutura básica de uma REPORTAGEM? b)Título principal e secundário; lide; corpo do texto. Explicação: ... O repórter é a pessoa que está incumbida de apresentar a reportagem, a qual aborda temas da sociedade em geral.
Resposta. Resume-se em: Título, linha fina, introdução e o corpo do texto.
Principais características da reportagem
O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens.