Assim, a assa-peixe pode ser utilizada para:
Tempere o peixe com alho, sal e azeite. Coloque por cima das batatas. Cubra com papel-alumínio. Deixe assar por 40 minutos em 200° C, descubra o peixe e asse por mais 10 minutos ou até a água do peixe secar.
Não deixe grudar Pincele os dois lados do peixe com uma fina camada de óleo vegetal. Tempere com sal e pimenta. Coloque a pele do peixe com o lado para baixo na grelha - isso impede que o peixe grude.
Confira os melhores peixes assar na brasa e no forno
Tempere o filé de peixe com sal e pimenta a gosto e um pouco de suco de limão. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e adicione o peixe gentilmente. Assim que ele desgrudar do fundo da frigideira, vire e deixe mais um ou dois minutos. Faça o mesmo com todos os filés.
Passe esse tempero no peixe, por dentro e por fora e dentro dos cortes. Vá espalhando bem o tempero, massageando o peixe. Em seguida disponha o peixe na cesta da AirFryer (fritadeira eletrica), programe por 20 minutos à 200º. Não vai precisar virar o peixe, se você preferir ele mais tostado, deixe por 25 minutos.
para que os filés não se desmanchem quando estiverem sendo grelhados, polvilho amido de milho (maisena) e depois tiro o excesso. Depois basta pincelar azeite em um frigideira anti-aderente e grelhar os filés… Neste de hoje acrescentei alcaparras.. adoro essa combinação!
3 – Outra opção saudável é cozinhar o peixe em água com um pitada de sal ou no forno com azeite de oliva. Cozido: Para diminuir a perda de algumas vitaminas como a C, coloque pouca água para cozimento e acrescente o peixe no momento da fervura. Grelhado: invista no grill ou até mesmo na frigideira comum.
Confira abaixo cinco dicas de como deixar o peixe mais saudável:
Um truque para o peixe não grudar na frigideira é empanar ele com um pouco de farinha de trigo. Você também pode temperar a farinha usada para empanar o peixe: oréganos, queijo parmesão ralado e pimenta são algumas opções. Envolva os filés de tilápia na farinha e sacuda um pouco, para eliminar o excesso.
Modo de Preparo
Descongele o peixe, já que a tilápia é amplamente vendida nos supermercados congelada, e polvilhe sal e coentro a gosto. Depois, passe o peixe na farinha de trigo e tire o excesso. Esquente o óleo e frite os peixes na frigideira. Fácil e sem segredo, seu peixinho fica pronto rapidamente.
A princípio, sim. Mas pode muito bem ser o congelado. O importante é que ele seja apenas peixe, sem tempero, sem estar empanado. Vira almoço, petisco e jantar – vale hambúrguer frito, bolinho salteado, almôndega ou isca assada, filé grelhado, posta no papillote e até pastinha no sanduíche.
Modo de Preparo
Descongele o peixe na água fria. Se você estiver na correria do dia a dia, sem tempo para manter o peixe na geladeira da noite pro dia, escolha o método da água fria. Basta colocá-lo em um saco hermético (ou em alguma embalagem bem lacrada) e deixá-lo imerso num recipiente com água fria por aproximadamente 2 horas.
Como última opção, o descongelamento pode ser feito no micro-ondas. Para isso você deve tirar o peixe da embalagem plástica, colocá-lo em uma vasilha e, selecionar a opção “descongelar peixe” ou “descongelamento”. Nunca use a potência mais alta do seu microondas para descongelar o peixe.
Descongele as tilápias individualmente no microondas por 4 minutos, vire-as e ponha mais 4 ou 5 minutos ou até descongelar. Use a opção descongelar do seu microondas para não cozinhá-lo ao invés de descongelar.
Peixes inteiros devem ser completamente descongelados antes de ir ao forno. Se ainda houver cristais de gelo na cavidade do peixe, lave-o bem em água corrente. Como para todos os alimentos congelados, é melhor preparar peixes e frutos do mar assim que descongelarem.
Descongelar no refrigerador O ideal é retirar o alimento do congelador, colocá-lo dentro de um recipiente e levá-lo à geladeira por cerca de 12 a 24 horas. “Desta forma, o descongelamento é feito de maneira segura, sem grandes riscos de contaminação”, ensina a profissional.
Como descongelar linguiça rapidamente
Forno convencional ou elétrico - Leve ao forno e de acordo com a potência calcule uns 15 minutos para descongelar e uns 15 minutos para aquecer. Lembrando que esse tempo depende do grau de quentura de seu forno.
Para fazer, basta encher uma panela com água, que não cubra a marmita (precisa ficar com água até o meio da marmita), coloque a marmita tampada e leve ao fogo ou no forno. Se for levar ao forno, certifique de que a embalagem aguente a temperatura!
Bacia com água: Esse é o truque menos high tech, coloque o alimento a ser descongelado em sacos hermeticamente fechados e mergulhe-os em uma bacia com água, troque essa água a cada 30 minutos. Mas não se esqueça de não usar esse método por mais de 2 horas ou então podem haver proliferação de bactérias.
Se os pratos estiverem congelados você precisará coloca-los de 10 a 15 minutos em fogo baixo para eles descongelarem e depois mais 25 minutos em fogo médio/alto para aquecer.
Coloque uma panela com cerca de 2cm de água e deixe ferver, e coloque os alimentos em uma tigela ou panela menor e acomode em cima da panela com água, misture o alimento de tempos em tempos para que o calor se distribua e que tudo fique bem aquecido.