O sitema 5S ou filosofia 5S é de origem japonesa, e consiste em vêm de cinco etapas de organização de ambientes de trabalho, Seiri (utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalizar) e Shitsuke (disciplina).
Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, porém 5S é o mais utilizado e vem das iniciais das cinco técnicas que o compõe:
O Programa 5S é um programa de qualidade que visa melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade, tomando por base cinco sensos, que são:
Os principais benefícios da metodologia 5S são:
Melhora o ambiente de trabalho Um dos principais benefícios do 5S é melhorar o local de trabalho, tanto visualmente como espacialmente. Além de tornar a estrutura física mais agradável, a metodologia 5S incentiva que haja uma limpeza no relacionamento interpessoal entre os profissionais.
O método 5S traz benefícios não só para a indústria, mudando significativamente todo o local de trabalho. Com um espaço mais organizado, limpo e sem riscos de acidentes, os profissionais se sentem mais engajados e motivados para auxiliar no crescimento da empresa.
Boa leitura!
O que é o Programa 5S?
Como “nem tudo são flores”, uma das principais desvantagens do programa 5S é a aceitação por parte dos colaboradores, já que o 5S busca incessantemente a qualidade. Caso os funcionários não eliminem tudo o que é desnecessário logo no primeiro “S”, o ambiente ficará sobrecarregado e dificultará ainda mais a aplicação.
Postado em: - 4 min de leitura
72) relata que: Dentre os resultados obtidos na implementação do 5S, pode-se destacar: melhoria das condições e ambiente de trabalho, redução do índice de acidentes, melhoria do moral dos trabalhadores, melhoria da produtividade, redução de custos, incentivo a criatividade e exercício da administração participativa.
BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS PELA ORDENAÇÃO
Sem dúvida, a principal vantagem é a cultura de disciplina adquirida com a implementação. O “senso de disciplina” gerado através do programa, apesar de intangível, é possível fotografá-lo. ... O pai do 5S, Hiroyuki Hirano, recomenda fotografar o ambiente de trabalho antes e depois da aplicação do programa². Pois bem!
Maior eficiência no reparo de ferramentas e máquinas; Maior produtividade dos funcionários; Menor índice de lesões de funcionários; Melhoria no ambiente de trabalho.
- Seiri: Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc, na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
Consiste em identificar o que é necessário, e o que não é necessário para o trabalho; onde somente o que for necessário deve permanecer no local. Materiais, equipamentos e máquinas podem ser relacionados. Os itens desnecessários deverão ser descartados, ou disponibilizados para outros locais.
Trata-se da etapa inicial e a base para a implantação de qualidade total, e se refere à inicial de cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina).
Os 5S representam cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, traduzidos respectivamente como senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso normatização e senso de autodisciplina. ...