Uma frase verbal, também chamada de oração, apresenta verbo(s). Exemplos: A olimpíada foi ontem. Não divulgaram o resultado até hoje.
Verbos são palavras que indicam AÇÃO, ESTADO OU FENÔMENO DA NATUREZA. Verbos de FENÔMENO DA NATUREZA são por exemplo:NEVAR, CHOVER, RELAMPEJAR,... Verbos de AÇÃO são os mais comuns:OLHAR, CORRER, CHORAR, CAIR, PENSAR, AMAR, VER, ESCREVER, FALAR, CANTAR,... Observe que estes verbos são conjugados somente em 3ª pessoa.
Verbos de estado, também conhecidos como verbos estativos, são os verbos que traduzem a posse de uma situação no sujeito. São exemplos de verbos de estado: falar, permanecer, morar, ter, amar, sentir e achar.
Os verbos são palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e fenômenos da natureza. ... De acordo com o critério semântico, a classificação dos verbos admite quatro tipos. São eles: verbos de ação, de processo, de estado e ação-processo.
Verbo é a palavra que expressa processos, ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, conveniência, desejo e existência. Desse modo, enquanto os nomes (substantivo, adjetivo) indicam propriedades estáticas dos seres, o verbo denota os seus movimentos, por isso sua característica de dinamicidade.
Os verbos que exprimem os fenômenos da natureza apresentam apenas as formas da 3º pessoa do singular.
adjetivo Cujo tempo de duração é limitado ou pouco; que é passageiro; que só dura um certo tempo; transitivo: circunstância transitório. Cuja duração ocorre no intervalo de um estado de coisas a outro: medidas transitórias.