Vantagens do prontuário eletrônico para sua clínica
8 BENEFÍCIOS DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO PARA SUA CLÍNICA
Desvantagens do prontuário médico de papel
4. Integração de informações. Os estabelecimentos médicos que ainda utilizam prontuários de papel contam com uma grande desvantagem: a falta de centralização e integração dos dados dos pacientes.
Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.
Dentre as principais dificuldades relatadas pelos municípios para a não implantação do PEC foram: insuficiência de equipamentos (84,9%), problemas com conectividade (73,9%), baixa qualificação no uso do PEC (75%) e falta de apoio de Tecnologia da Informática (67,9%).
O PEP, ou Prontuário Eletrônico do Paciente, é uma ferramenta usada para registrar, armazenar e disponibilizar a todo o momento informações sobre consultas, exames, condutas e tratamentos.
Foi-se o tempo que em a principal barreira para a implantação do prontuário eletrônico do paciente (PEP) era a cultural.
O Prontuário Eletrônico do Paciente se torna fundamental para auxiliar o acesso simultâneo às informações por vários profissionais de saúde. De forma interdisciplinar, é no PEP que está o histórico clínico, exames, diagnósticos e tratamentos do Paciente.
Esse sistema evita que os médicos tenham que lidar com os problemas associados ao registro em papel, como perda do documento e corrosão das imagens pelo tempo. Além disso, os dados em papel ficam restritos ao profissional e não são compartilhados com outros médicos ou o próprio paciente.
O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...
O prontuário médico, na verdade prontuário do paciente, é o conjunto de documentos padronizados, ordenados e concisos, destinados ao registro de todas as informações referentes aos cuidados médicos e paramédicos prestados ao paciente.
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM) um prontuário médico é “um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que ...
Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.
O prontuário médico em suporte de papel deve ser preservado pelo prazo mínimo de 20 (vinte) anos, a partir do último registro.