EQST

Quais So As Vantagens E Desvantagens Do Prontuario Eletrnico?

Quais são as vantagens e desvantagens do Prontuario eletrônico?

Vantagens do prontuário eletrônico para sua clínica

  • 1 – Segurança dos dados. Não precisamos nem falar que, uma vez que o sistema contratado é na nuvem, a segurança do PEP é garantida. ...
  • 2 – Integração de informações. ...
  • 3 – Organização das atividades. ...
  • 1 – Investimento. ...
  • 2- Obstáculos a serem enfrentados. ...
  • 3- Dificuldade de aderência dos profissionais da clínica.

Quais os benefícios do Prontuario eletrônico?

8 BENEFÍCIOS DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO PARA SUA CLÍNICA

  1. Praticidade de Acesso. ...
  2. Segurança de armazenamento. ...
  3. Usabilidade. ...
  4. Melhoria da experiência do médico e paciente. ...
  5. Anexar informações extras. ...
  6. Integração das informações.

Quais as desvantagens do prontuário de papel?

Desvantagens do prontuário médico de papel

  1. 1 – Falta de legibilidade. O primeiro item da nossa lista de desvantagens do prontuário médico de papel é a falta de legibilidade. ...
  2. 2 – Perda de tempo. E, tempo representa dinheiro! ...
  3. 3 – Perda de documentos. ...
  4. 4 – Custos e ocupação do espaço. ...
  5. 5 – Erros. ...
  6. 6 – Interrupções.

Quais são as desvantagens do prontuário eletrônico?

4. Integração de informações. Os estabelecimentos médicos que ainda utilizam prontuários de papel contam com uma grande desvantagem: a falta de centralização e integração dos dados dos pacientes.

Quais são os tipos de prontuário?

Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.

Quais são os desafios e dificuldades para a implantação do prontuário eletrônico?

Dentre as principais dificuldades relatadas pelos municípios para a não implantação do PEC foram: insuficiência de equipamentos (84,9%), problemas com conectividade (73,9%), baixa qualificação no uso do PEC (75%) e falta de apoio de Tecnologia da Informática (67,9%).

O que é o prontuário eletrônico do paciente?

O PEP, ou Prontuário Eletrônico do Paciente, é uma ferramenta usada para registrar, armazenar e disponibilizar a todo o momento informações sobre consultas, exames, condutas e tratamentos.

Qual é a principal barreira para inserção do Prontuário Eletrônico do Paciente PEP na prática médica?

Foi-se o tempo que em a principal barreira para a implantação do prontuário eletrônico do paciente (PEP) era a cultural.

Qual a importância do prontuário eletrônico do paciente para o gerenciamento do cuidado e para a gestão hospitalar?

O Prontuário Eletrônico do Paciente se torna fundamental para auxiliar o acesso simultâneo às informações por vários profissionais de saúde. De forma interdisciplinar, é no PEP que está o histórico clínico, exames, diagnósticos e tratamentos do Paciente.

Quais são os benefícios empresariais e sociais da digitalização dos registros médicos?

Esse sistema evita que os médicos tenham que lidar com os problemas associados ao registro em papel, como perda do documento e corrosão das imagens pelo tempo. Além disso, os dados em papel ficam restritos ao profissional e não são compartilhados com outros médicos ou o próprio paciente.

O que tem no prontuário do paciente?

O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...

O que é prontuário médico?

O prontuário médico, na verdade prontuário do paciente, é o conjunto de documentos padronizados, ordenados e concisos, destinados ao registro de todas as informações referentes aos cuidados médicos e paramédicos prestados ao paciente.

Como é feito um Prontuario médico?

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM) um prontuário médico é “um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que ...

Quem pode solicitar o prontuário médico?

Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.

Quanto tempo o prontuário deve ficar arquivado?

O prontuário médico em suporte de papel deve ser preservado pelo prazo mínimo de 20 (vinte) anos, a partir do último registro.