Apesar de ser uma obra com um custo mais elevado do que o curral convencional, uma vez que esses não são vazados e possuem material mais resistente, o curral antiestresse apresenta um grande retorno em longo prazo, tornando-se uma ferramenta que, se usada corretamente, reduz as perdas nas carnes, ocasionadas por ...
É um curral em formato inteligente e funcional, como uma seringa em forma de lua, que imita o movimento circular dos animais, dando a impressão aos animais de que estão sempre voltando ao mesmo lugar, razão pela qual um dos benefícios do curral antiestresse é sugestionar o animal e, com isso, mantê-lo calmo.
Um curral é um cercado para confinar animais de criação ou gado. Pode ser construído de madeira, pedra ou pau-a-pique, coberto ou não.
As instalações são consideradas como ponto fundamental dentro da exploração, portanto devem ser amplas, arejadas, de fácil higienização e voltadas ao maior conforto possível para o animal (proteger contra as chuvas, os ventos e temperaturas extremas).
Dentre as instalações utilizadas na bovinocultura de corte englobam-se desde as cercas e porteiras, cochos e bebedouros, estrutura do “creep-feeding” e “creep-grazing”, o curral de manejo e seus componentes, o galpão de confinamento até os silos para armazenamento de alimentos.
Instalações para Gado de Leite
Como sempre digo nesta coluna, a sustentabilidade da fazenda leiteira apoia-se em três pilares: preservação ambiental, responsabilidade social e eficiência econômica.
São cuidados necessários em uma instalação para bovinos leiteiros, EXCETO:
Sistema intensivo Como possui um alto custo para implantação e mão de obra especializada, é aconselhável somente para gado especializados em produção de leite ou de alto padrão genético. Alguns exemplos de instalações do sistemas intensivo são o Free Stall, Loose Housing, Tie Stall e Compost Barn.
Por isso, um bom curral para gado de leite precisa ser:
Os sistemas de produção de bovinos leiteiros consistem na exploração a pasto com pastejos extensivos (contínuos), rotacionados e rotacionados com irrigação e manejo correto de pastagens, o sistema semiextensivo que é a associação entre sistemas de pastejo e alimentação no cocho em diferentes períodos do dia ou épocas ...
Sistema Intensivo Este sistema é viável somente a animais especializados à produção de leite, exigindo uma tecnologia especial no seu manejo, com uma mão de obra mais especializada. É mais recomendado para gado de alto padrão genético, já que possui um elevado custo.
3) Free-stall: Neste sistema, as vacas ficam soltas dentro de uma área cercada, sendo parte dividida em baias individuais, onde os animais permanecem lado a lado, e são forradas com cama que pode ser areia ou borracha triturada.