A dieta via oral ocorre quando a alimentação do paciente é feita exclusivamente pela boca. Em alguns casos, é necessário que haja outra via de administração para complementar a nutrição. Isso depende das necessidades nutricionais de cada enfermo, de acordo com seu quadro clínico.
A enfermagem possui papel preponderante no controle da Nutrição Parenteral e Enteral, desde a manutenção e controle da via escolhida, o volume administrado e até as mais variadas reações que o paciente possa apresentar durante esta terapêutica.
O conhecimento sobre nutrição garantirá uma visão completa do paciente, sabendo que um dos maiores riscos para infecções ou outras patologias podem acarretar em um aumento do período de hospitalização, podendo estar associado à desnutrição, ou, no caso da obesidade, sendo um fator de risco para doenças mórbidas.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Aplicada à enfermagem, a ciência da nutrição pode contribuir para entender a relação entre bem-estar e alimentação ou, por outro lado, lançar ferramentas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes por meio da comida saudável e de uma dieta equilibrada.
É a ciência dos alimentos, dos nutrientes e de outras substâncias afins, sua interação, atuação e balanço em relação à saúde e a doença. Ou seja, é o estudo dos alimentos e dos mecanismos nos quais o organismo ingere, digere, absorve, transporta, utiliza e excreta as substância alimentares.
A Nutrição é a reposição de óleos e lipídios nos fios. Isso significa que ela é a reparação da camada “gordurosa”, importante para a saúde de todos os tipos de cabelos. A camada lipídica dos fios é responsável pela proteção da queratina e por manter a água dentro da fibra capilar por mais tempo.