baleia-azul
Sim, existem dois mamíferos que botam ovos. Uma deles é o ornitorrinco. E a outra vive na Austrália e na Papua Nova-Guiné, o equidna (leia mais sobre o animal abaixo).
Por que a baleia tem um furo na cabeça? O furo que vemos na cabeça das baleias (e dos golfinhos também) é o seu nariz! É por onde o ar entra e sai. As baleias não conseguem respirar dentro da água.
No primeiro de dois mergulhos épicos, a baleia, usando a etiqueta ZcTag066, ficou debaixo d'água por quase três horas. Uma semana depois, a baleia se superou, prendendo a respiração por surpreendentes três horas e 42 minutos. “No início não acreditamos, porque, afinal, se tratam de mamíferos.
Há mais de uma teoria para explicar o sono desses bichos. “A mais aceita delas diz que eles não dormem por muito tempo mas fazem vários pequenos cochilos, principalmente durante a noite”, conta o oceanógrafo Eduardo Secchi, da Fundação Universidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
A morte se dá por fatores como aumento de temperatura corporal e compressão de órgãos internos. Na verdade, cerca de 80% das baleias encalhadas chegam à praia mortas e as sobreviventes muito debilitadas.
Então, por que elas morrem quando ficam presas na areia da praia? Apesar de a sua respiração ocorrer através da captura de ar da atmosfera, quando esses animais ficam encalhados na praia, sua respiração é dificultada em razão da pressão que seu corpo exerce sobre os pulmões.
A razão da explosão foram os gases no interior do organismo do bicho. “O processo de decomposição faz com que os animais produzam gases dentro do corpo, ficando inchados. No caso desse cachalote, ele ficou na praia, exposto ao calor, o que fez com que os gases se expandissem”, afirma Sérgio Henrique G.
Quando o animal morre, ele começa um processo natural de decomposição, e gases se acumulam no seu estômago. Legenda da foto, Antes de levá-las, ele precisam perfurar as baleias para impedir o acúmulo de gás. "Se o cadáver é movido ou se ocorre um furo quando está inflado de gás, há o risco de uma explosão.
A notícia parece surreal e, durante anos, muitos pensaram que se tratava de uma lenda urbana: uma baleia "explodindo" no meio de uma praia nos Estados Unidos. Mas aconteceu de verdade. Foi em 1970 - e décadas depois, graças à internet, a história viralizou e se tornou um exemplo sobre como não fazer as coisas.
Baleia orca, conhecida também como baleia assassina.
Pois as baleias-jubarte fazem exatamente isso. Ao pular, esses mamíferos enormes conseguem projetar ¾ de seu corpo para fora da água. Todo ano, de julho a outubro, elas vêm da Antártida para acasalar e dar à luz seus filhotes na costa brasileira, principalmente no litoral sul da Bahia e na costa do Espírito Santo.
Esses animais enchem a boca de água, depois a fecham e levantam sua língua, forçando a água para fora pelas barbatanas. Desse modo, as barbatanas funcionam como verdadeiros filtros, que retêm o alimento. As baleias respiram por pulmões e podem ficar um grande período embaixo d'água.