Quando ouvimos o termo “instituição” logo pensamos em prédios e organizações como hospitais e escolas. Ao falar de instituição social, no sentido sociológico, não nos referimos necessariamente a uma entidade física, mas a uma forma de controle social. Assim, a família, a economia, a linguagem – e mesmo hospitais e escolas – podem ser instituições sociais.
Instituições sociais para Émile Durkheim
Existem muitas instituições sociais – todas elas com características próprias, mas também interligadas. Elas cumprem a função de socialização e de oferecer um modelo de comportamentos adequados aos indivíduos. Veja alguns exemplos.
É por meio da crença que os indivíduos se agrupam em torno de ensinamentos religiosos, responsáveis por ditar as normas morais e sociais que devem ser seguidas pela população.
Para que servem as instituições sociais
O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Empregos, Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade.
As instituições sociais são estruturas estáveis com padrões, papéis e funções bem definidas em uma sociedade. Para Émile Durkheim, as instituições possuem um papel pedagógico, ou seja, de ensinar um indivíduo como ser parte da sociedade em que nasceu. Nesse sentido, as instituições sociais cumprem o papel de socialização.
Em suma, as instituições sociais são práticas sociais que visam um controle e uma regulação dos indivíduos; além disso, elas são reconhecidas como legítimas ou corretas por todo o coletivo. Em consequência, é possível tipificar dois momentos das instituições sociais: aquele em que elas são externas e quando são incorporadas.
As instituições sociais são importantes para o funcionamento da sociedade e para a manutenção da coesão social.
As instituições sociais integram a sociedade e contribuem na garantia de ações que tenham durabilidade. São consideradas instituições sociais a família, a escola, o trabalho, a igreja e o Estado.
Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cientista social pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Realiza pesquisas na área da antropologia da ciência.
Portanto, as instituições sociais servem como uma forma de dar ordem às relações sociais. Esse controle, entretanto, não é sempre sentido pelas pessoas. Ter uma família, uma escola, uma igreja, são todas coisas que são consideradas naturais pelos sujeitos em uma sociedade. Conforme Peter Berger, a linguagem é a instituição social mais primária.
Jornalista e redatora apaixonada pela área da educação. Escreve sobre a situação educacional no Brasil e no mundo, além de dicas de estudos para concurseiros e vestibulandos.
Justificativa: apesar de as instituições sociais serem interligadas, possuem também suas lógicas próprias de funcionamento. Portanto, a escola não possui a função de exigir os padrões impostos pela família, mas de apresentar uma série de outros modelos de comportamento que são apropriados ao ambiente escolar.
O Estado reúne em torno de si o corpo constitucional, legislativo e jurídico. Responsáveis por determinar as leis vigentes, ele busca promover a coesão social por meio do sentimento de pertencimento, idioma e território.
Tipos de instituição
Essas são apenas algumas das características das instituições sociais, mas mostram o seu caráter pedagógico de ensinar ao indivíduo aquilo que é adequado socialmente. É a partir dessas instituições que aprendemos a ser quem somos, desde a capacidade de falar, comer, se relacionar, fazer amizades, trabalhar e outras atividades essenciais à vida.
Justificativa: o casamento é uma instituição social que, assim como as demais, possuem a função de controle social e de dar ordem às relações sociais. O casamento gera expectativas sociais, afeto, admiração, sentimento de cumprimento de dever e de adequação social; caso o indivíduo não se encaixe nesses padrões, sofre uma série de coerções sociais.
Tipos de instituições sociais
Por meio do seu poder coercitivo e normativo, elas agrupam métodos e regras, e possuem um papel fundamental para que a sociedade e a democracia funcionem.
Portanto, é importante lembrar que as instituições sociais são práticas e, assim, depende que os indivíduos sociais, coletivamente, reproduzam seus padrões de conduta. É desse modo que tal controle social é exercido e se mantém na sociedade.
Organizações que determinam os papéis desempenhados por cada indivíduo. De acordo com o sociólogo alemão Max Weber, as instituições sociais são as ferramentas utilizadas para integrar os indivíduos à sociedade. ... Uma outra função realizada pelas instituições sociais é o estabelecimento de regras e comportamento.
Qual é o papel das instituições sociais?
O que são instituições sociais? ... As instituições têm como finalidade a satisfação das necessidades dos indivíduos e dos grupos sociais. Estabelecem padrões, papéis e relações entre os indivíduos da mesma cultura na satisfação destas necessidades.
São as principais instituições sociais?
Principais instituições sociais responsáveis pela socialização. Podemos elencar como as principais instituições sociais do Ocidente contemporâneo e capitalista a família, a escola, a Igreja, o trabalho e o Estado.
Qual a função da religião como instituição social?
A teoria funcionalista define a religião como servindo diversas funções para a sociedade: dá significado e propósito à vida; oferece às pessoas o sentimento de que elas pertencem a uma coletividade; fortalece a união e a estabilidade social; serve como um agente de controle social; promove o bem estar, tanto físico ...
O que são categorias sociais exemplos?
Uma categoria social consiste num agrupamento estatístico de indivíduos, constituído com base na existência de uma ou mais características (indicadores) comuns entre eles. ... Por exemplo, o conjunto dos indivíduos do sexo feminino nascidos em Portugal no ano de 1998 constitui uma categoria social.
Quais são as finalidades das instituições?
A função principal das instituições é ajustar os limites da igualdade aos limites da liberdade. Liberdade e igualdade são preservadas como bens comuns na razão direta da eficiência das instituições. ... Ocorre que, muitas vezes, as instituições não conseguem garantir uma transação equilibrada entre liberdade e igualdade.
Qual a importância da instituição para a sociedade?
As instituições sociais servem como mediadoras entre a vida individual e a vida privada, levando às pessoas a oportunidade de enquadrarem-se nos modos de vida e nos padrões sociais, a fim de que não haja divergência entre vida individual e vida social.
O que é uma instituição social regulativa?
As Instituições Regulativas, como sugere o nome, tem por característica de atuação a regulação. Aqui se enquadra a denominação religiosa, a escola e a família.
Como a sociologia define a instituição religião?
Os sociólogos estudam a religião tanto como um sistema de crenças como uma instituição social. ... O sociólogo Émile Durkheim definiu a religião como um sistema compartilhado de rituais e crenças que define o que é sagrado e o que é profano e que une uma comunidade de religiosos.
Quais são as influências que a religião exerce em nossa sociedade?
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
São instituições sociais que formam o comportamento humano?
Podemos considerar como instituições sociais: a família, a escola, o trabalho, a Igreja e o Estado. As instituições sociais atuam no processo de socialização, visando a adequação de cada indivíduo no grupo social.
Qual a importância da família como uma instituição social?
Além destas, a família também é entendida como uma instituição social. De fato, ela é a principal fonte de socialização do indivíduo ao ensinar-lhe quais os padrões e normas culturais adequados que devem ser internalizados e reproduzidos em suas relações sociais (LASCH, 1991).
Quais são as categorias sociológicas?
Os artigos mais específicos devem ser movidos às suas subcategorias mais apropriadas.
Subcampos da sociologia.
Sociologia por país.
Adoção.
Assimilação cultural.
Casamento.
Censos.
Comportamento humano.
Comunidade.
Mais itens...
O que é o conflito social?
O conflito social, assim, representa a disputa entre grupos com posições diferentes sobre um determinado tema, tendo como pano de fundo o modelo de desenvolvimento social de um grupo coletivo específico.
Quais são as principais instituições sociais e suas funções?
As principais instituições sociais são: Instituições Familiares: primeira instituição da qual fazemos parte e que possui como funções principais: reprodução, econômica e educacional. ... Instituições de Ensino: instituições empenhadas em disseminar o conhecimento, por exemplo, as escolas e as universidades.
Qual é o objetivo do controle social?
O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.