Uma vez a ninhada nasça, não há nenhuma regra oficial que defina como deve ser a divisão da prole ou como funcionará a guarda dos filhotes. Fernando diz que é praxe o seguinte acordo: até quatro nascidos, um pertence ao dono do macho. Já em uma ninhada de cinco ou mais filhotes, dois ficam com o pai.
Depois que eles terminarem, existem algumas coisas que você pode fazer para estimular a concepção. Cuide tanto do macho quanto da fêmea depois do cruzamento. Isole a fêmea em uma gaiola por meia hora depois que ela cruzar. Tente prevenir a urinação, pois isso ajuda com a concepção.
E conclui: “para aumentar as chances da fecundação, recomenda-se que os dois cachorros fiquem juntos mais de um dia durante o período fértil da fêmea. Porém, se eles estiverem cruzando muitas vezes, é recomendado a separação.
O melhor lugar para a cruza de cachorros é no espaço em que o macho vive, já que, neste local, o território é dele e de mais ninguém – ao contrário das proximidades de onde vive a fêmea, que quando entra no cio atrai uma série de candidatos à cruza para as redondezas.
Cadela que não pega cria tem que ter investigados os seus ovários. Também pode ser que o útero de sua mascote esteja anatomicamente comprometido, fatores hormonais e uso de medicações também precisam ser lembrados. Depois disso, três são as correntes que podem explicar por que a cadela não pega cria.
O período ideal para a reprodução nas cadelas é do ano e meio até aos 6/7 anos de idade e nas gatas é desde 1 ano e meio até aos 7 anos de idade. O período ideal para a reprodução nas cadelas é do ano e meio até aos 6/7 anos de idade e nas gatas é desde 1 ano e meio até aos 7 anos de idade.
A veterinária Renata frisa que os tutores jamais devem dar anticoncepcional para as cadelas, como uma forma de evitar filhotes, devido aos efeitos prejudiciais aos animais.
Deixe que eles interajam depois da cruza, mas só permita que iniciem o processo novamente no dia seguinte da primeira tentativa. Geralmente a cadela aceita cruzar com o macho durante 4 dias, e você vai saber que o período fértil dela acabou quando ela mesma não deixar que o macho se aproxime novamente para cruzar.
ANTICION® é indicado como inibidor do estro em cadelas e gatas nas seguintes condições: -Quando uma possível gestação acarretar risco de morte para o animal; -Quando houver riscos cirúrgicos para uma ovariohisterectomia; -No caso de ninhadas indesejadas.
Uso injetável. Agite bem antes de usar. Aplicar, durante o anestro, por via subcutânea de preferência em local pouco visível como: interior da coxa ou parte interna da dobra do flanco. Para completa eficácia do produto, recomenda-se verificar com o Médico Veterinário a fase do ciclo em que se encontra o animal.
Como é realizada a injeção da vacina anti cio
Como aplicar injeção subcutânea em cachorro
Passar uma gaze com álcool na pele do local de aplicação da injeção; Fazer uma prega na pele com o polegar e o indicador, no caso do braço ou da coxa. Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega.
A aplicação deve ser feita sempre na farmácia, pois é uma aplicação intramuscular. Segundo o médico, é pouco dolorosa. “Só dói se for mal aplicada”, diz.
O que fazer: Para aliviar esses sintomas é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que este não entre diretamente em contacto com a pele.