A atividade enzimática é influenciada principalmente pela temperatura, pH e tempo. Vamos ver cada um deles separadamente. Temperatura: Seguindo o comportamento das reações químicas, a velocidade da atividade enzimática aumenta quando se aumenta a temperatura.
A cinética enzimática é o estudo do mecanismo pelo qual as enzimas ligam substratos e os transformam em produtos. São utilizados dados sobre a velocidade de reação de enzimas através de ensaios enzimáticos. Mecanismo de reação de uma enzima com substrato único. A enzima (E) liga o substrato (S) e liberta o produto (P).
A reacção catalisada por uma enzima utiliza a mesma quantidade de substrato e gera a mesma quantidade de produto que uma reação não catalisada. Tal como ocorre noutros tipos de catálise, as enzimas não alteram em absoluto o equilíbrio da reacção entre substrato e produto.
Uma reação produzida sob o controle de uma enzima, ou de um catalisador em geral, alcança o equilíbrio muito mais rapidamente que a correspondente reação não catalisada. ...
O Km e Vmax são duas constantes de extrema importância no estudo das reações enzimáticas. ... Na determinação da atividade de uma enzima, a concentração do substrato deve ficar em torno de 10 Km ou, se não for possível, deverá atingir o limite da solubilidade.
A maior velocidade de reação de uma determinada enzima a uma determinada concentração é conhecida como velocidade máxima, ou V m a x V_{max} VmaxV, start subscript, m, a, x, end subscript.
A concentração de substrato influencia na velocidade de reação até um ponto máximo, chamado ponto de saturação. Passado deste ponto de saturação, as enzimas estarão todas ligadas nos substratos, catalisando as reações na máxima velocidade que conseguem.
O gráfico duplo-recíproco das velocidades de uma reação enzimática é muito útil para diferenciar entre certos tipos de mecanismos de reação enzimática e na análise da inibição de enzimas.
As enzimas são proteínas que catalisam reações químicas as quais ocorrem em seres vivos....Classificação
O mecanismo de ação é praticamente o mesmo para todas as enzimas: a enzima forma um complexo com o substrato, a reação desenvolve-se e obtém-se o (s) produto (s). ... Sendo assim, fatores como temperatura e pH são capazes de alterar a atividade das enzimas e, conseqüentemente, a velocidade das reações por elas catalisadas.
As enzimas são catalisadores biológicos. Catalisadores abaixama energia de ativação das reações. Quanto menos a energia de ativação de uma reação, maior é a velocidade da reação. Dessa forma, as enzimas aceleram as reações abaixando sua energia de ativação.
A temperatura é um fator importante na atividade das enzimas. Dentro de certos limites, a velocidade de uma reação enzimática aumenta com o aumento da temperatura. ... O aumento de temperatura provoca maior agitação das moléculas e, portanto, maiores possibilidades de elas se chocarem para reagir.
O processo de desnaturação proteica ocorre quando este meio é alterado de forma que mude a estrutura tridimensional da proteína, afetando sua atividade biológica. A desnaturação não afeta as ligações peptídicas entre os aminoácidos, a estrutura primária é mantida.
Logo, a especificidade enzimática é função das interações não-covalentes entre a enzima e o substrato no estado de transição.