Existem técnicas de cultivo que diminuem a erosão do solo. Nas encostas, por exemplo, onde a erosão é maior, as plantações podem ser feitas em degraus ou terraços, que reduzem a velocidade de escoamento da água Outra forma de proteger a terra é cultivar no mesmo terreno plantas diferentes mas em períodos alternados.
O terraceamento se refere à técnica de cultivo que visa à contenção dos efeitos da erosão na agricultura, formada por grandes volumes de água.
É importante lembrar que o plantio em curvas de nível, apesar de algumas semelhanças, não é a mesma coisa que terraceamento. As curvas de nível são aplicadas em terrenos já irregulares, ou seja, a plantação acompanha o desnivelamento natural. No terraceamento, os desníveis são artificiais.
As curvas de nível são linhas que unem pontos ou cotas de mesma altitude em intervalos iguais. Traçadas na carta, permitem a visualização da declividade (inclinação) do relevo. ... Como a equidistância é constante, as curvas se acham mais próximas em zonas de terreno mais abrupto e mais distantes em terrenos mais suaves.
(h/d) x 100 = inclinação Ou seja, se tivermos um desnível de 16 cm, precisaremos de uma rampa com comprimento total de 2m para conseguir a inclinação ideal. O máximo da inclinação da rampa é 8.
i= (h x 100)/c