As principais características do início da atuação de Vargas como presidente foram: 1) a centralização do poder político e o consequente enfraquecimento das oligarquias regionais, especialmente a paulista; 2) a modernização econômica, sobretudo após a Crise de 1929, que exigiu uma aceleração na política de substituição ...
Entre essas medidas centralizadoras, destacam-se: a dissolução do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas estaduais e municipais e a substituição dos governadores de Estado por interventores nomeados pelo próprio Vargas.
A ditadura do Estado Novo chegou ao fim em 1945 porque houve a consolidação de um movimento político que, ao receber apoio militar, teve força para realizar a Deposição de Getúlio Vargas. ... Porém no dia 29 de outubro de 1945 Getúlio Vargas foi deposto pelos militares das forças armadas.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945) o mundo vai escolher os Governos Democráticos e isso levou há queda dos ditadores, logo, Vargas era um ditador, então ele entrega a Constituição e decreta novas eleições. ... ps: A relação seria a queda dos Governos Ditatoriais.
Resposta. O Brasil participou da Segunda Guerra ao lado dos aliados, que lutavam contra o eixo, cujo líderes eram Hitler e Mussolini, os criadores respectivos do Nazismo e do Fascismo. ... Após o final da Segunda Guerra essa contradição se acentuou ainda mais, sendo contestada pelos adversários políticos e pela população.
A Queda do Estado Novo foi decorrente de um processo de desgaste do governo na década de 1940 e que culminou com seu fim em 1945. ... Iniciou-se uma ditadura no país, na qual foi implantada a repressão e uma forte propaganda favorável ao governo. Os comunistas foram perseguidos e aprisionados.
As mudanças foram de ordem econômica, científica, social e religiosa, que serviram de base para instalação do sistema capitalista. Durante a História Moderna foi estabelecida a economia dominante, chamada mercantilismo, na qual havia uma intervenção forte do Estado.