Os quatro sinais principais são temperatura, frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial. Os sinais vitais são verificados sempre que um paciente chega a um hospital ou em casos de resgate. O profissional que habitualmente verifica os sinais vitais é o enfermeiro ou técnico em enfermagem.
Os métodos propedêuticos (palpação, inspeção, percussão e ausculta), técnicas e procedimentos durante o exame físico são fundamentais para prática profissional do enfermeiro e utilizam os sentidos de visão, audição, tato e olfato.
Para realização do exame físico utilizamos quatro técnicas básicas: a inspeção, a ausculta, a palpação e a percussão. Nestas técnicas utilizamos nossos sentidos de visão, audição, tato e olfato. A inspeção é a mais importante de todas as técnicas, por isso deverá ser utilizada no início de cada fase do exame físico.
Material: Bandeja, estetoscópio e esfigmomanômetro, recipiente com bolas de algodão embebidas em álcool 70%, papel e caneta. Como proceder? Após a lavagem das mãos, reunir todo o material e dirigir-se à unidade do paciente, orientando-o para o procedimento.
São eles: Pressão arterial; Pulso; Respiração; Temperatura.
A Aferição da FC é a verificação dos batimentos cardíacos dos pacientes de forma manual em um minuto. 1. Relógio de pulso ou de parede que tenham demonstrador de segundos; 2. Caneta e papel.
Para medir, pode-se colocar o dedo indicador e médio na parte lateral do pescoço, onde se sente os batimentos cardíacos e contar quantas pulsações se percebe durante 1 minuto. O cálculo também pode ser feito contando os batimentos até 15 segundos e multiplicando o resultado por 4.
A verificação do pulso deve ser realizada apenas pelo dedo indicador e médio, não encostando o seu polegar no braço do paciente, pois o polegar é o único dedo que possui pulso, e isso pode interferir na contagem da frequência de pulso do paciente.
Para a verificação do pulso, pode-se utilizar a artéria, pediosa, poplítea, femoral, temporal, carótida ou, a mais utilizada, radial. O número considerado normal de pulsações em um adulto varia de 60 a 80 batimentos por minuto.
No pulso, basta colocar o dedo indicador e médio esticados sobre o pulso, logo abaixo da base do dedo polegar. Se for no pescoço, você também pode colocar o dedo indicador e médio na lateral do pescoço, próximo de uma veia carótida, pressionando levemente até sentir a pulsação.
O local mais adequado para avaliação da pressão arterial é no braço ( esquerdo ou direito). Toda primeira consulta a pressão arterial deve ser avaliada em ambos os membros superiores para descartar doenças vasculares que causam diferença da pressão entre os membros superiores.
O melhor local no corpo para se verificar a pulsação é:
Veja como fazer: estique o braço da pessoa e coloque dois dedos (indicador e médio) sobre a artéria, na parte interna do pulso; ao sentir a artéria pulsar, você deve contar o número de pulsações durante um minuto; Além da respiração e da pulsacão, você deve verificar o estado de consciência, a sensibilidade corporal e ...
Valores normais: ✓Prematuro – 50 rpm ✓Lactentes – 30 – 40 rpm ✓Um ano de idade – 25 – 30 rpm ✓Pré-escolares – 20 a 25 rpm ✓10 anos de idade – mais ou menos 20 rpm ✓Adulto: 14 a 20 rpm Page 14 Page 15 Sinais Vitais Pressão Arterial - É a pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias.
Pediatria – Dicas Quando o paciente for lactente, dê preferência ao pulso apical. A freqüência apical é verificada colocando-se o estetoscópio próximo ao mamilo esquerdo por um minuto.
O QUE É LACTENTE? Lactente é o bebê que está sendo amamentado. O Ministério da Saúde recomenda a manutenção do aleitamento materno até os 2 anos de idade ou mais. Portanto, o bebê ou criança é considerado um lactente desde que ainda esteja mamando, independente da idade.
O termo lactante se refere a quem produz o leite e amamenta, no caso a mãe. Já lactente é o termo utilizado para indicar a criança que é amamentada por esse leite.