Mecanismos de reparo de dano no DNA
Reparação de ADN é um conjunto de processos pela qual a célula identifica e corrige os danos das moléculas de DNA que codificam o seu genoma.
Enzimas da classe da família das DNA glicosilases agem no reconhecimento de bases nitrogenadas modificadas ou inapropriadas e são responsáveis por iniciar este tipo de reparo. A remoção da base nitrogenada errônea resulta na formação de um sítio abásico, o qual é eliminado por endonucleases.
Resposta. Dois caminhos envolvidos no reparo das quebras da hélice dupla de DNA são as vias da união das extremidades não homólogas e da recombinação homóloga. Na união de extremidades não homólogas, as duas pontas quebradas do cromossomo são simplesmente coladas juntas novamente.
Suas conseqüências podem ser de caráter silencioso (o RNAm gerado, embora também contenha a informação alterada, resulta na formação da mesma proteína), não-silencioso ou “missense” (a mutação no DNA acabou levando à alteração da sequência de aminoácidos constituintes da proteína, podendo alterar sua estrutura e função ...
Genes e divisão celular - A duplicação do DNA e a transmissão das informações genéticas. Para que ocorram os processos de divisão celular (mitose e meiose) é necessário que, logo na fase inicial desses processos, ocorra a duplicação dos cromossomos, para que cada nova célula formada receba cópias dessas estruturas.
Na mitose, uma célula-mãe produz duas células-filhas com o mesmo número cromossômico e as mesmas características genéticas, enquanto que, na meiose, são formadas quatro células com a metade do número cromossômico.
A divisão da célula acontece porque ela é responsável pela reprodução dos seres unicelulares, elemento para a reprodução assexuada. A divisão celular serve para formar uma base de reprodução de células o que faz com que ocorra uma substituição de células antigas para as novas por meio da regeneração.
Resposta: A divisão da célula acontece porque ela é responsável pela reprodução dos seres unicelulares, elemento para a reprodução assexuada. A divisão celular serve para formar uma base de reprodução de células o que faz com que ocorra uma substituição de células antigas para as novas por meio da regeneração.
Na divisão celular, a célula que está se dividindo é chamada de "célula-mãe". A célula-mãe se divide em duas “células-filhas". O processo então se repete, e é o que chamamos de ciclo celular. ... É importante que as células se dividam para que você possa crescer e para que seus cortes se curem.
As células se reproduzem através da duplicação de seus conteúdos e posterior divisão em duas células filhas, este processo é a garantia de uma sucessão contínua de células identicamente dotadas. ... Um indivíduo adulto possui 10 x1013 , todas derivadas de uma única célula, o óvulo fecundado.
É denominado Mitose. Processo pelo qual uma célula mãe se divide em duas células filhas.
Resposta: I - Quando uma célula se divide por mitose, dá origem a duas células idênticas a ela. I I - Quando uma célula se divide por meiose, dá origem a quatro células, cada uma com a metade do número de cromossomos original. I V - A meiose proporciona a produção de gametas, que são haplóides.
O ciclo celular é o conjunto de processos que ocorrem na célula após seu surgimento até a sua divisão, a qual dará origem a duas células. O ciclo celular é constituído por duas fases, a interfase e a mitose. ... A mitose é dividida em cinco etapas: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.
Apesar de ser um processo contínuo, a mitose pode ser dividida em quatro fases distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
A mitose é um processo de divisão celular no qual uma célula dá origem a outras duas, as três com o mesmo material genético (e número de cromossomos). Ocorre em casos de reprodução assexuada, crescimento de organismos e regeneração de tecido.
A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser.