O termo alfabetizar, segundo Bueno (1996, p. 38), significa ensinar a ler. Se juntarmos esse termo com a definição de Ciências citada por Chassot (2003) chegamos à conclusão que, Alfabetização Científica é: ensinar a ler – e interpretar, a linguagem construída pelos homens e mulheres para explicar o nosso mundo.
As Bases de Dados foram criadas com o propósito de disponibilizar, em um único site, centenas de revistas científicas, evitando o desperdício de tempo por parte do pesquisador. publicações disponíveis em Bases de Dados estão respaldadas por qualidade e originalidade, devido aos criteriosos processos de seleção.
Estação Comandante Ferraz
A Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz está localizada na região da Península Antártica, na Ilha Rei George, Arquipélago Shetlands do Sul. Cerca de 98% do Continente Antártico estão cobertos de gelo durante todo o ano, com espessura média de 2034 metros.
A importância das pesquisas científicas feitas na Antártida para o Brasil ou para outros países que mantêm estações nesses continente está relacionada ao fato de que tais estudos proporcionam o conhecimento acerca das mudanças climáticas que ocorrem em todo o planeta Terra.
O clima na América do Sul é fortemente influenciado pela Antártica. Por isso, há pesquisas sendo feitas para investigar as mudanças climáticas e o equilíbrio do ecossistema. De acordo com o Ministério da Ciência, essas pesquisas são fundamentais para prever cenários futuros de mudança climática no Brasil.
O principal objetivo do Proantar é promover pesquisa para entender os impactos da região, principalmente sobre o Brasil. Rocha Martins citou, por exemplo, o papel da Antártica no clima brasileiro.
Assim, a Antártica exerce um papel essencial nos ecossistemas terrestres e funciona como um centro de pesquisas a céu aberto. A principal função do continente é a de regulador térmico, controlando as circulações atmosféricas e oceânicas e influenciando no clima e nas condições de vida na Terra.
A principal característica da Antártica é o fato de ser o continente mais frio e seco do planeta, um grande deserto formado por enormes geleiras e coberto por gelo.
A Antártida é o continente mais gelado do planeta, nele já foi registrada a temperatura de -89,2°C. ... O coração da Antártida é composto por um grande planalto de gelo. Dessa forma, ele apresenta altitudes que variam entre 1500 e 4000 metros acima do nível do mar. Essa região corresponde a uma área de calota polar.
A Antártida tem importante papel na regulagem climática do globo. É de lá que se deslocam as correntes marítimas frias que trazem nutrientes e controlam a vida marinha. As frentes frias que regulam as estações no Brasil têm sua origem no continente gelado.
A Antártida é a terra das geleiras - grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. Cerca de 90% das geleiras do planeta localizam-se na Antártida.
Nesta terra coberta de gelo, onde o clima frio, seco e com fortes ventos persiste durante todo o ano, seus poucos habitantes estão tomando todas as medidas necessárias para escaparem da pandemia. A Antártida, um lugar inóspito e isolado, tem apenas um hospital para atender às necessidades básicas.
Os animais que vivem na Antártida são principalmente aquáticos, como focas, pinguins e outras aves. Também encontramos alguns vertebrados marinhos e cetáceos....Fauna da Antártida
Mesmo com todas essas condições adversas, a Antártida é habitada por uma média de 4 mil pessoas durante o verão e 800 pessoas durante o inverno, sendo todos eles pesquisadores de 27 países diferentes, que possuem base científica no continente.
Os ursos polares vivem no Ártico, um enorme mar congelado cercado por continentes. Pinguins vivem na Antártida, um continente coberto de gelo cercado por oceanos.
Como único continente desabitado, a Antártida não tem nenhum governo e não pertence a nenhum país.