Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão. Base da orquestra e maioria do total que forma uma orquestra, as cordas são: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa e piano. Flauta, oboé, clarinete e fagote compõem as madeiras.
Uma orquestra sinfónica dispõe cinco classes de instrumentos: as cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas) as madeiras (flautas, flautins, oboés, corne-inglês, clarinetes, clarinete baixo, fagotes, contrafagotes) os metais (trompetes, trombones, trompas, tubas)
Cordas e madeiras As cordas formam a base da orquestra e incluem violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas. Localizam-se na parte dianteira do palco. Os violinos, localizados à esquerda do regente, são divididos em primeiros e segundos. Tocam, respectivamente, as passagens mais agudas e graves da música.
A disposição dos instrumentos no palco varia, mas em geral a orquestra fica numa posição próxima de um semicírculo e, por questões de equilíbrio, usualmente as cordas ficam na frente, as madeiras no centro atrás das cordas, os metais atrás das madeiras, e a percussão atrás e/ou ao lado dos metais.
oboé
Ele comanda a afinação da orquestra. A nota padrão é o lá emitido pelo oboé - a freqüência da onda é de 442 hertz, ou o mesmo que uma vara de bambu balançando para atrair um morcego. São 442 vezes indo e vindo por segundo.
Hoje em dia afinadores e diapasões se referem ao tom A440_(pitch_standard), que é a nota musical Lá que se encontra acima do Dó central do piano, e definem-no com 440 Hz, que são 440 vibrações por segundo.
A afinação nada mais é do que o processo de produzir sons equivalentes a outros mesmo que provavelmente tenham timbres diferentes. ... Quando se trata de instrumentos de cordas, pode ocorrer durante a afinação (dependendo do instrumento), um efeito chamado ressonância.
A IMPORTÂNCIA DA AFINAÇÃO Afinar um piano significa corrigir a vibração das cordas, tensionando-as até que se alcance a vibração relativa ao som de cada nota. Afinar regularmente o piano previne danos e é muito importante para harmonia e qualidade do instrumento.
Afinar é determinar a composição dos sons através de uma referência primordial. Vale ressaltar que cada instrumento musical, de cordas pinçadas, adquiriu uma composição de afinação, que lhe é histórica e ao mesmo tempo fisiológica.
O “mistério” das afinações alteradas
Nome das Cordas e Afinação do Violão – Videoaula 1
Como afinar o violão: aprenda as notas e os nomes das cordas
Como afinar violão – apertando as cordas + tarrachas Para afinar a corda você vai utilizar um mecanismo aí no seu violão. São as tarrachas, é com elas que você aperta ou afrouxa as cordas. Confira antes para qual lado que você gira as cordas e elas ficam mais agudas (o som ”sobe”) ou mais graves ( o som ”desce”).
A afinação padrão das cordas vai ser essa: E (Mi) 6° A (Lá) 5°...
Para afinar o seu violão online, basta acessar o site do Afinador Cifra Club e habilitar as configurações do Adobe Flash Player em seu PC, para que ele possa acessar a câmera e o microfone do PC. Em seguida, permita que o Cifra Club acesse a sua câmera e o microfone. Pronto!
Sendo uma das mais conhecidas afinações abertas, a DADGAD (Ré,Lá,Ré,Sol,Lá,Ré) é uma alternativa à afinação padrão EADGBE (Mi,Lá,Ré,Sol,Si,Mi) e se caracteriza por possuir timbres diferenciados nos seus acordes, que também são diferentes dos presentes na afinação padrão.
2. Afinação Open G – (D-G-D-G-B-D) Quando tocada com as cordas soltas, produz o acorde de G. Para se obter a afinação em Gm, você só precisa descer meio tom na terceira corda, isto é, de G para A#.
A grosso modo: você 'toca ou sopra' o diapasão, o diapasão soa uma nota Lá; aí você vai regulando a corda LÁ (5ª CORDA) do violão ou guitarra de acordo com o que está ouvindo no diapasão, vai assim tentando igualar os dois sons ao máximo através da audição.
Dá, é só você baixar um tom. Coloca o dedo na mizona na terceira casa e se bater com a lá daí é só afinar normalmente. A sexta corda afinada em Ré bate com o Lá (quinta corda solta) na sétima casa, e não na terceira!
Diapasão
Sua corda não irá arrebentar, pois o nylon tolera esse tipo de afinação. Então a dica é a seguinte, com as cordas todas afinadas meio com acima você irá puxar ela com o polegar por cima e o indicador e médio por baixo, assim: Tencione a corda, puxando com o dedo indicador e pressionando com o polegar.
Pode ser o caso também do violão estar com o braço empenado, isso pode acontecer se o instrumento ficar acondicionado de forma errada, exposto a altas temperaturas ou intempéries, ou colocar encordoamento diferente da especificação do fabricante.
A temperatura já mudou, o instrumento como é de madeira, pode ter desafinado. Essa é principal razão do violão desafinar. Ele é de madeira e tem as cordas ligeiramente flexíveis. No calor, a matéria expande, e no frio ela contrai.
Afine seu novo jogo de cordas no Tom exato