Visto isso, separamos a cadeia produtiva em três etapas:
O CONCEITO DE CADEIA PRODUTIVA
Cadeia produtiva do alimento no Brasil engloba um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final no mercado.
A rastreabilidade da cadeia produtiva tem se mostrado de extrema importância aos produtores agrícolas que buscam recursos que possam trazer um diferencial para seus alimentos. No Brasil, o mercado é muito amplo e concorrido, e, nesse setor, se destaca quem entrega qualidade nos mais altos níveis.
A cadeia produtiva do agronegócio pode ser definida como todos os processos que ocorrem desde os insumos básicos até a transformação no produto final. Ou seja, envolve todas as etapas que o insumo sofre até se tornar um produto.
Quando toda essa cadeia funciona em sintonia, cada agente entende as necessidades do outro, seja em relação à qualidade das mercadorias, seja no que diz respeito aos preços e prazos de entrega. Com isso, conseguem reduzir custos e aumentar a produtividade, trazendo benefícios também para os consumidores.
Marcelo: Cadeia produtiva refere-se ao conjunto de etapas sucessivas pelas quais diversos insumos passam por algum processo de transformação até a composição de um produto final (vestuário, móveis, automóveis, etc.).
As principais cadeias produtivas do Brasil são, a agropecuária e a mineração, bem como a indústria de alimentos. Onde essas industrias representam grande parte do PIB nacional, assim a bovinocultura representa grande parte da produção agropecuária.
Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor. A agroindústria é a parte do agronegócio onde se realiza a transformação dos produtos primários da agropecuária em subprodutos que podem inserir na produção de alimentos.
Na cadeia merecem destaque ainda agentes econômicos que fornecem apoio, tecnologia e recursos aos agentes produtores, ou atuam regulamentando e fiscalizando as operações realizadas.
Já os fatores externos estão atrelados a aspectos institucionais da cadeia, tais como a assistência técnica que possibilita maior eficiência no processo de produção, ou até mesmo à própria manutenção do acesso direto ou indireto às propriedades, questões que têm sido fundamentais tanto para a coleta do leite como para ...
A falta de política de desenvolvimento em longo prazo, aliada à concorrência desleal e predatória dos subsídios internacionais concedidos às principais commodities lácteas pelos países da União Européia e Estados Unidos, interferiu bruscamente na competitividade do setor leiteiro brasileiro.
Uma falta ou atraso por parte de nossos fornecedores afetaria de forma significativa o processo de produção. Os clientes são o coração do negócio, sem clientes a organização não pode sobreviver. ... O governo e as leis que se estabelecem influenciam as operações do negócio.
Os principais problemas trazidos pelo agronegócio são o uso de agrotóxicos, a conversão de florestas para desmatamento, e avanços sobre área de reserva legal", avalia o diretor do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente, Tasso de Azevedo.
Tem mais depois da publicidade ;) O Desmatamento é a primeira consequência da atividade agropecuária no Brasil. Desde o início da colonização, grande parte das áreas de vegetação nativa do litoral, região Sul e Centro-Oeste do Brasil foi desmatada para abrir espaço para áreas de pastagem e cultivo.
Poluição das águas subterrâneas e escassez dos recursos do solo, a desigualdade do uso do solo. Existem muitos problemas relacionados ao espaço agrário, isso porque no Brasil eles concentram-se principalmente nas mãos de poucos, e esses poucos usam muitos produtos tóxicos nas suas plantações.
Quais são os 5 principais desafios do agronegócio no Brasil?