Doenças exantemáticas
Um exantema pode ser definido como uma erupção aguda e generalizada da pele, a qual pode estar associada à febre ou a outros sintomas constitucionais. Pode ser uma manifestação de uma doença infecciosa, de doença autoimune ou de reação adversa a droga.
Geralmente, o exantema surge devido a uma alergia, uso de medicamentos, infecções virais, bacterianas ou fúngicas, doenças autoimunes, estresse ou picadas de inseto.
Conheça 5 doenças infantis comuns e saiba como preveni-las!
Também conhecido como roséola infantil, é uma doença exantemática febril que acomete principalmente crianças entre seis meses e três anos de idade. Sua causa é o herpesvírus humano tipo 6, que é transmitido pelas secreções respiratórias.
A Roséola é contagiosa? Sim, pode ser transmitida pelo contato com outras crianças infectadas. O período de incubação (contato com uma criança infectada e aparecimento dos sintomas) pode variar de 1 a 2 semanas. Acredita-se que o período de maior contágio é o período febril, quando normalmente não há diagnóstico.
Um exantema maculopapular é um tipo de exantema caracterizado por uma área vermelha e plana na pele com pápulas pequenas e confluentes. Pode aparecer como avermelhado apenas em pessoas com pele mais clara.
O quadro febril é considerado de moderado a alto (entre 38 e 42°C) e contínuo – o tempo de duração vai de três a cinco dias. Assim como surge, a temperatura alta também desaparece subitamente. Então, a doença evolui para pequenas manchas vermelhas na pele que podem durar de algumas horas a quatro dias.
Sinaisesintomasdaroséola
A roséola infantil, também conhecida como exantema súbito, é uma doença contagiosa que afeta principalmente bebês e crianças, dos 3 meses aos 2 anos de idade, e provoca sintomas como febre alta repentina, que pode chegar aos 40ºC, diminuição do apetite e irritabilidade, seguidas de pequenas manchas cor-de-rosa na pele ...
Embora cause sintomas incômodos, a roséola costuma ter uma evolução benigna, sem complicações, e curando-se sozinha. Entretanto, o pediatra pode orientar um tratamento para aliviar os sintomas da criança, como pomadas anti-histamínicas, para aliviar a coceira, ou Paracetamol para controlar a febre, por exemplo.
A rubéola é uma doença contagiosa, que normalmente não é grave, mas causa sintomas como manchas vermelhas que coçam muito e que surgem inicialmente no rosto e atrás da orelha e depois dirigem-se para todo o corpo, em direção aos pés.
ERITEMA INFECCIOSO OU QUINTA DOENÇA OU MEGALERITEMA EPIDÊMICO. Denomina-se quinta doença porque foi a última de 5 doenças descritas que exibem exantemas parecidos. As outras 4 são rubéola, sarampo, escarlatina e doença de Filatov- Dukes.
Assim como o sarampo e a catapora, a rubéola também é uma doença viral, no entanto, mais leve que o sarampo e passa despercebida frequentemente. Também é caracterizada por manchas vermelhas na pele febre. A doença é transmitida pela via respiratória e o período de incubação é de 2 a 3 semanas.
Sarampo, rubéola e caxumba. Sarampo, rubéola e caxumba são viroses de transmissão respiratória, contra as quais existem vacinas eficazes.
Poliomielite - CID10: A80 A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.
Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.
10. Quem teve paralisia infantil pode ter filhos? Sim, quem teve paralisia infantil pode ter uma vida normal, mas respeitando suas limitações.
A poliomielite pode provocar paralisia pois a inflamação causada leva a compressão do tecido nervoso, além do dano que o vírus gera no seu ciclo reprodutivo. A poliomielite é uma inflamação ou infecção nos tecidos nervosos, para ser mais específico, dos tecidos nervosos cinzas, que são as regiões dos corpos celulares.
induz a formação de anticorpos contra os vírus da poliomielite. Como a vacina persiste na faringe por 1 a 2 semanas e é excretada nas fezes por diversas semanas, ela pode imunizar os contatos.
Uma vez que o vírus é facilmente transmitido, as epidemias constituíam-se em lugar comum nas primeiras décadas do século 20. A primeira grande epidemia de poliomielite nos Estados Unidos ocorreu no estado de Vermont no verão de 1894 e no curso já do século 20 milhares de pessoas eram afetadas a cada ano.
A pólio existiu por milhares de anos silenciosamente, como um patógeno endêmico até os anos 1880, quando grandes epidemias começaram a ocorrer na Europa; pouco depois, as epidemias espalharam-se nos Estados Unidos.
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.