A BCG é uma matriz 2 por 2 (4 divisões). O eixo horizontal representa a fatia de mercado. Já o eixo vertical do quadrante o crescimento do mercado. Um produto que tem uma grande fatia de um mercado em constante crescimento é a “prata da casa” na análise da matriz.
Vacas leiteiras: são o ideal de todo o empreendedor, pois geram muito lucro sem a necessidade de grandes investimentos de tempo ou dinheiro em marketing ou vendas. Estes produtos encontram-se estabelecidos no mercado e se “autopromovem” por sua qualidade e/ou reputação junto ao público consumidor.
Uma matriz BCG pode ajudar muito a analisar a posição de produtos no mercado. ... A matriz BCG é uma técnica simples de aplicar, podendo ser usada para entender melhor o desempenho e o potencial da sua carta de produtos. O método ainda ajuda a tomar decisões estratégicas sobre investimentos e ações de marketing.
A Matriz GE é uma ferramenta de gerenciamento voltada para o portfólio de unidades de negócios de uma empresa. Ela torna possível identificar o melhor portfólio de produtos e os mercados mais atrativos.
A Matriz GE McKinsey consiste em uma ferramenta de gestão voltada para facilitar o gerenciamento do portfólio de unidades de negócios de uma empresa. Graças à Matriz McKinsey o empreendedor tem as condições ideais para encontrar o portfólio de produtos mais adequado e analisar a atratividade de mercado.
A Matriz GE / McKinsey é um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios. O melhor portfólio de negócios é aquele que se encaixa perfeitamente aos pontos fortes da empresa e ajuda a explorar as indústrias e mercados mais atrativos. ... Decidir quais negócios ou produtos não deverão permanecer.
A seguir, vamos conhecer alguns deles.
A matriz GE/ McKinsey possui duas dimensões principais, que são: Atratividade do mercado e Força competitiva.
A Matriz de Atratividade e Competitividade (GE-McKinsey Matrix), que surge como um incremento à Matriz BCG, tem como eixos a atratividade de um mercado e a competitividade que a empresa tem dentro desse mercado.
Slack (1997) define cinco fatores que contribuem para a vantagem competitiva das organizações: (1) Confiabilidade; (b) Custo; (3) Flexibilidade, (4) Qualidade e (5) Velocidade. ... Para uma organização alcançar alto desempenho competitivo, é necessário identificar os fatores que permitem influenciar sua competitividade.