As células progenitoras hematopoiéticas são as células estaminais com potencial para dar origem a todos os tipos de células sanguíneas. Este tipo de células está presente na medula óssea, no sangue periférico e no sangue do cordão umbilical.
As origens das células do sangue são múltiplas, por exemplo, as hemácias, plaquetas e leucócitos granulócitos tem sua origem na medula óssea, já os linfócitos e monócitos originam-se no sistema reticuloendotelial, que é formado pelos linfonodos e baço, órgãos do sistema hematopoiético.
A hematologia é uma área que estuda, principalmente, as doenças do sangue. Sua especialidade é identificar doenças que acometem o sangue, através do estudo dos glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas.
Diante de anormalidades, sintomas ou diagnósticos relacionados a qualquer uma das doenças do sangue citadas, o hematologista deve ser imediatamente consultado. Somente este especialista poderá prescrever o tratamento adequado para cada distúrbio, de acordo com as especificidades do paciente.
Exames que um hematologista pode solicitar Hemograma; Metabolismo do ferro; Coagulograma; Mielograma e biópsia de medula.
A hematologia é a especialidade médica que estuda e trata doenças do sangue e de órgãos hematopoéticos, onde se formam as células do sangue.
Hematologia é o ramo da biologia que estuda o sangue. A palavra é composta pelos radicais gregos: Haima (de haimatos), "sangue" e lógos, "estudo, tratado, discurso". A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.
Durante a consulta o médico fará perguntas sobre o histórico do paciente, o que ele está sentindo e realizará exames físicos. Após o atendimento, pode ser solicitado uma série de exames, para realizar a análise e diagnóstico correto de cada caso.
Existem outros profissionais, além dos médicos, que podem se especializar em hematologia, como enfermeiros, biomédicos, odontologistas, farmacêuticos e bioquímicos. Nesses casos, é preciso fazer um curso de pós-graduação. A especialização em hematologia é uma carreira próspera, desafiadora e muito valorizada.
A formação necessária para formar o hematologista envolve dois anos de Residência Médica em pré-requisito de Clínica Médica e mais dois anos em Hematologia e Hemoterapia, com um terceiro ano opcional em transplante de medula óssea.
O hematologista tem o seu trabalho voltado para o diagnóstico e acompanhamento de doenças do sangue e órgãos hematopoiéticos. Realizam uma série de exames no sangue e investigam os elementos celulares e várias proteínas incluindo a hemoglobina e fatores da coagulação.
Os principais sinais e sintomas que podem indicar um problema no fígado incluem:
A dor no fígado é uma dor localizada na região superior direita do abdômen e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer ou pode acontecer devido à exposição a substâncias tóxicas como álcool, detergentes ou mesmo medicamentos.