Classificação das Cirurgias
Cirúrgicas
- Fechada: são feitas incisões pequenas e a cirurgia é feita sobre o coração batendo. - Aberta: nela o peito do paciente é aberto e a operação feita sobre o coração. - Cirurgia moderna com coração batendo: o coração bate, mas é estabilizado para se ter uma área quase parada.
Um dos enxertos mais utilizados para a realização dos desvios de sangue (pontes) é a veia safena, por isso, este procedimento cirúrgico recebeu este nome. Um levantamento recente concluiu que a expectativa média de vida após uma CRM aproxima-se de 18 anos.
Arritmias atriais são comuns no período pós-operatório de cirurgia cardiotorácica. Elas podem acontecer em 11% a 40% de pacientes depois de cirurgia de revascularização miocárdica e em aproximadamente 50% dos pacientes submetidos à cirurgia valvular.
As complicações cardiovasculares mais comuns são: arritmias cardíacas, hipertensão, hipotensão que resultam em trombose venosa profunda, infarto agudo do miocárdio e hipoperfusão periférica. As causas de arritmias cardíacas pós-operatórias incluem: hipovolemia, dor, desequilíbrios eletrolíticos, hipoxemia e acidose.
Sentir o coração acelerado é normal em situações que exigem mais bombeamento de sangue, como numa atividade física ou numa situação de nervosismo e estresse. Essa taquicardia, porém, às vezes surge em momentos de repouso ou até durante o sono – e aí precisa ser investigada.