Principais estruturas e suas funções. Giro do Cíngulo: Faz parte do córtex límbico e se localiza logo abaixo do corpo caloso. Tem a função de coordernar odores e visões agradáveis de emoções anteriores.
A amígdala é uma estrutura localizada no lobo temporal dos mamíferos, formada por diferentes núcleos e tradicionalmente relacionada com o sistema emocional do cérebro. ... Constatou-se que a amígdala é necessária para a aprendizagem e a expressão deste condicionamento, e portanto está envolvida na aprendizagem emocional.
No cérebro humano, o córtex cingulado anterior (CCA) é a parte frontal do córtex cingulado que se assemelha a um "colar" ao redor da parte frontal do corpo caloso. É composto pelas áreas 24, 32 e 33 de Brodmann.
O Giro para-hipocampal (Syn. hippocampal gyrus) é uma substância cinzenta do córtex cerebral, região do cérebro que envolve o hipocampo e faz parta do sistema límbico. Esta região desempenha um papel importante na codificação e recuperação de memória e tem sido envolvida em alguns casos de esclerose do hipocampo.
O giro do cíngulo ou giro cingulado é a área responsável por uma série de respostas emocionais como a relação entre odores e imagens com a memória de experiências agradáveis.
Na superfície medial do cérebro dos mamíferos, o sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais. É uma região constituída de neurônios, células que formam uma massa cinzenta denominada de lobo límbico. Originou-se a partir da emergência dos mamíferos mais antigos.
O sistema límbico é o responsável basicamente por controlar as emoções e as funções de aprendizado e da memória, localizado nas estruturas do cérebro tem formato de um anel cortical de cor acinzentada, formado por neurônios ele possui várias estruturas e cada uma delas tem suas funções.
Pesquisadores da Academia de Ciências Chinesa descobriram qual região do cérebro é responsável pela reação ao medo. Ela fica localizada nas amígdalas, área responsável pela tomada de decisões, geração de emoções e onde se traduz se a reação do cérebro deve ser a de enviar comandos para ficar, ou para correr.
É uma emoção produzida pela percepção de um perigo presente ou iminente, sendo normal em situações apropriadas.” Neste pequeno trecho de seu livro sobre medo, o psiquiatra Isaac Marks, pesquisador da Universidade de Londres, nos mostra que é praticamente impossível viver sem medo.
O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.
Ter medo e ansiedade diante de coisas assim, dentro de certos limites, é normal. Trata-se de uma resposta do organismo diante de uma ameaça objetiva à própria existência. Sabemos o que nos ameaça e reagimos. Medo e ansiedade são, portanto sentimentos comuns, normais, que servem para nos proteger.
7 dicas para superar os seus medos
A ansiedade é uma resposta emocional provocada por medo. Portanto, medo “ é a avaliação de perigo; ansiedade é o estado de sentimento desagradável evocado quando o medo é estimulado”. Tanto o medo como a ansiedade envolvem uma orientação ao futuro do modo que questões de ” e se” ? predominam na mente humana.